Santo

Conheça São Francisco de Sales: patrono dos escritores e jornalistas

No dia Mundial das Comunicações, somos convidados a relembrar o exemplo de São Francisco de Sales, patrono dos escritores e dos jornalistas. Empenhados na missão da evangelização pela comunicação, somos exortados pelo Santo Padre, por meio da Carta Apostólica Totum amoris est, a “falar com o coração”.

Procurar a verdade e dizê-la

Em tempos nos quais os meios de evangelização se multiplicam, o Papa enfatiza que “Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor”, deixando clara a missão da Igreja como proclamadora do amor de Deus, destacando a importância da postura cristã na comunicação:

“Possam os agentes da comunicação sentir-se inspirados por este Santo da ternura, procurando e narrando a verdade com coragem e liberdade, mas rejeitando a tentação de usar expressões sensacionalistas e agressivas.”

Créditos: GettyImagens _ Catherine Leblanc / cancaonova.com

Confira 10 ensinamentos de São Francisco de Sales:

  • “O mundo é uma oficina, na qual são batidas e talhadas as pedras vivas que devem servir na construção da Jerusalém celeste.”
  • “Santo é o amor. Deves, pois, temer a Deus por amor e não amá-lo por temor.”
  • “É orgulho não nos conformamos com nossa fraqueza e nossa miséria.”
  • “Se eu caísse numa grande falta, não censuraria meu coração com frases como estas: ‘Miserável! Abominável! Morre de vergonha! Não ouses levantar os olhos para o céu, traidor, imprudente, desleal!’; não, eu não lhe falaria assim, mas procuraria corrigi-lo racionalmente: ‘Ora, meu pobre coração, vamos!’. Caímos? Pois bem, levantemo-nos, deixemos esta miséria, vamos reclamar a infinita misericórdia de Deus. Ela há de nos assistir daqui em diante, para que sejamos mais fortes, desse modo, empregaria todos os meios de não pecar.”

    Leia mais:
    .:Conheça a história de São Francisco de Sales
    .:”Falar com o coração para promover uma cultura de paz”, pede Papa
    .:São Francisco de Sales é um santo extraordinário
    .:Leia a Carta Apostólica Totum amoris est 
  • “O pedido mais importante que devemos fazer a Deus é a união da nossa vontade com a d’Ele.”
  • “Procura a Deus de coração reto, procura-O em todas as coisas; e tu O acharás, e com Ele, a paz do teu coração.”
  • “A Missa é o sol da Igreja.”
  • “Desde que dirijamos o olhar para Deus, não devemos nos perturbar. Quer tudo revire para o ar, não digo somente em redor de nós, mas em nós, isto é, quer nossa alma esteja triste, alegre, mansa, em amargura, em paz, perturbada, iluminada, em trevas, entusiasta, enfadada, árida, terna; quer o sol a queime ou o orvalho a refresque, faz-se necessário que o extremo do nosso coração, nosso espírito, nossa vontade se volte incessantemente para o amor de Deus.”
  • “Não nos devemos perturbar à vista de nossas imperfeições, porque a luta contra elas não pode nem deve acabar antes de nossa morte. A nossa perfeição consiste em combatê-las.”

    Reze a São Francisco de Sales

“Doutor da mansidão, ensinai aos teus devotos o caminho para tão grande equilíbrio e paz. Assim como conduza-nos à misericórdia e paciência com os pecadores, aos que estão mais próximos e vivem conosco. Amém.”

Equipe Formação Portal Canção Nova