Em continuidade a nossa série de catequeses sobre a virtude da oração, vamos refletir sobre o tema “Jesus, Mestre da Oração”, tema abordado pelo Papa Francisco em 2020 como preparação para o Ano Jubilar da Esperança em 2025.
O exemplo de Jesus e o caminho da intimidade com Deus
Jesus é o nosso Mestre em tudo, sendo exemplo perfeito de humanidade, um modelo a ser seguido por nós, que buscamos viver como verdadeiros filhos de Deus. E isso inclui a maneira como devemos rezar.
Buscando a solidão e a intimidade com o Pai
Diversas passagens bíblicas mostram Jesus se retirando para orar muitas vezes de madrugada. Ele buscava a solidão, a intimidade com Deus Pai. É importante lembrar que, por sua natureza divina, Jesus não precisaria orar. No entanto, por sua natureza humana, Ele sentia necessidade de se conectar com o Pai, de buscar força e orientação em momentos de solidão.
A oração como diálogo constante com Deus
Jesus nos ensina, portanto, que a oração não deve ser um ato superficial, realizado apenas em público ou em momentos específicos. Ela deve ser um diálogo constante e íntimo com Deus, presente em todos os momentos da nossa vida.
Fazendo tempo para a oração
Em meio à agitação do dia a dia, é comum negligenciarmos a oração por falta de tempo. Mas Jesus nos mostra que a oração não se encontra, se faz: é um tempo que mineramos em nossa rotina quando buscamos a Deus. Que tal começar o dia alguns minutos antes, como os monges, e conectar-se com o Deus? Você verá como isso fará diferença em sua vida.
Leia mais:
.:A oração de Jesus: exemplo de humildade
.:A oração dos Salmos
.:A oração de Elias: modelo de fé inabalável
.:A oração de Davi: louvando a Deus em todos os momentos
Encontrando um espaço de conexão com o sagrado
Busque também momentos de solidão para se conectar com Deus. Pode ser em seu quarto, fechando a porta e criando um pequeno altar, ou em uma capela silenciosa. O importante é estar em um lugar onde você possa se desligar das distrações e concentrar-se em sua conversa com Deus. Deixe que a beleza da natureza, o canto dos pássaros ou o som da água corrente o auxiliem a aquietar a mente e abrir o seu coração.
Vivendo uma vida de oração autêntica
Assim como Jesus se retirava para rezar, precisamos encontrar tempo e espaço para cultivar a nossa vida de oração. Apresente ao Senhor tudo o que você é: suas alegrias, tristezas, dificuldades e, sim, até mesmo a sua miséria. Jesus deseja se encontrar conosco em nossa totalidade, para que possamos experimentar a plenitude da união com o Pai.
Que Deus nos abençoe em nossa caminhada de fé, conduzindo-nos sempre para mais perto do Seu coração. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Padre Jonathas Fernandes de Souza
Sacerdote pertencente ao Vicariato Apostólico de Mitú, na Selva Amazônica Colombiana. Brasileiro que, há 9 anos, trabalha nessa missão. Sacerdote ordenado há seis anos.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos.