É proibido ajoelhar-se na hora da consagração?

Muitas pessoas nos têm perguntado se na hora da Consagração, na Santa Missa, é proibido ajoelhar-se, pois, segundo elas, alguns sacerdotes têm proibido os fiéis de se ajoelharem durante esse momento, dizendo que este não é um momento de adoração. Alguns sacerdotes, segundo algumas informações, estão até retirando os suportes dos bancos, onde se ajoelha.

Para esclarecer a questão, fui verificar o que diz o Missal Romano, no qual pude averiguar que este manda que nos ajoelhemos no momento da Consagração. Veja o que ele diz:

21 – “Ajoelhem-se durante a Consagração , a não ser que a falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam.” (Ed. Paulus, 6ª edição, pág. 36; n. 21).

Fica, portanto, claro, que os fiéis devem, sim, ajoelhar-se na hora da Consagração, e normalmente, não faltam espaços e condições em nossas igrejas para que isso ocorra.

Evidentemente que o momento da Consagração não é para uma adoração prolongada do Santíssimo Sacramento, – para isto deve se fazer a Adoração ao Santíssimo em outras ocasiões –, mas, quando o sacerdote levanta a Sagrada Hóstia e o Cálice, deve-se prestar-lhes uma breve adoração, conforme nos recomenda S. Pedro Julião Eymard, em suas preciosas obras sobre a sagrada Eucaristia e, como nos ensina o Missal Romano.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino