🤲 União

A oração do terço em família e sua influência especialmente nas crianças

Há muito tempo, os Papas valorizam e recomendam vivamente a oração do Santo Terço, sobretudo a partir das aparições de Lourdes (1858) e Fátima (1917). Nas seis aparições de Nossa Senhora em Fátima, ela pediu a oração do Terço pela conversão das pessoas e a paz no mundo. A Irmã Lúcia, vidente de Fátima, disse que “não há problema de ordem pessoal, familiar e nacional que a oração do Terço não possa ajudar a resolver”.

Créditos: djedzura by Getty Images.

Maria é caminho para Cristo

Leão XIII (1878-1903), em tempos difíceis da Igreja, dedicou ao Santo  Terço e Rosário 16 documentos, sendo 11 encíclicas e uma Constituição Apostólica; Paulo VI dedicou três documentos, uma encíclica: Mense (29 de Abril de 1965), onde recorda que “Maria é caminho para Cristo, e isso significa que o recurso contínuo a ela exige que se procure nela, para ela e com ela, Cristo Salvador, ao qual nos devemos dirigir sempre”.

Da mesma forma, os santos foram devotos do Santo Terço, desde que São Domingos de Gusmão, no século XII, recebeu de Nossa Senhora essa devoção, para vencer os terríveis hereges gnósticos que atormentavam a vida da Igreja.

Na Carta Apostólica de João Paulo II Rosarium Virginis Mariae ele declara: ”Percorrer com Maria as cenas do Santo Terço e Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem. É a minha oração predileta”, disse João Paulo II.

Em 10 outubro 2010, o Papa Bento XVI disse que o Terço (e o Rosário) é “a oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”. ”O Santo Terço é uma oração bíblica, totalmente tecida pela Sagrada Escritura. É uma oração do coração, em que a repetição da ‘Ave-Maria’ orienta o pensamento e o afeto para Cristo”. E disse: “O Terço, quando se reza de modo autêntico, não mecânico e superficial, mas profundo, traz paz e reconciliação. Contém em si a potência curadora do nome santíssimo de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria” ( 5 de maio de 2008 – ZENIT.org).

Falando do Santo Terço, São João Paulo II disse: ”Uma oração tão fácil e, ao mesmo tempo, tão rica, merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã”.

Leia mais:
.:Como rezar o terço? – Passo a passo simples
.:Qual a importância de rezar o terço?
.;O Terço é uma oração mariana ou cristológica?

Rezar o Santo Terço fortalece a relação entre famílias

Lembro-me com saudade de que minha mãe, todos os dias, reunia meus nove irmãos e meu pai, às seis horas da tarde em ponto, para rezarmos o Terço. Era algo que não falhava. Hoje, vejo todos os meus irmãos na Igreja, todos casados, nenhum separado. Não me lembro de um dia de desespero em nosso lar, embora tivéssemos todos os problemas que toda família tem. O santo Terço diário foi sempre a nossa força, o nosso consolo. Nunca deixei de rezá-lo, mesmo nos meus tempos de cadete do Exército durante três anos na Academia Militar das Agulhas Negras. Desde os meus 5 anos de idade, aprendi a rezar o Terço com minha mãe, e isso foi muito importante na minha vida.

Sobretudo hoje, em que se multiplicaram os problemas e os pecados, e os filhos estão muito mais sujeitos aos maus exemplos, é fundamental que a família cristã reze, todos os dias, o santo Terço para se colocar debaixo da poderosa intercessão de Nossa Senhora. Então, terão paz mesmo neste mundo tão conturbado.

Rezando o Terço em família, as crianças, desde pequenas, aprendem a rezar, a amar Nossa Senhora e aprendem os grandes mistérios da nossa fé, porque o Terço é Cristocêntrico. No centro de cada Ave-Maria, está a palavra Jesus, em torno da qual ela está centrada.

Se todas as famílias ensinassem as crianças a rezar o Santo Terço, estou convencido de que não teríamos tantos jovens mergulhados no crime e nas drogas, destruindo suas vidas e causando tanto sofrimento às suas famílias.

Mesmo que as crianças não entendam bem o que estão rezando, no entanto, a fé vai se formando em seus corações. Quando crescem, vão se lembrar desses momentos sagrados em que se reuniam para estar em Deus.

Se você, que é mãe ou pai, quer ter paz em sua família, não deixe de rezar o Santo Terço. Você verá as graças que Deus derramará em seu lar.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino