Santa Faustina escreveu estas palavras que contêm uma profunda verdade: “Tudo pode mudar, mas o amor nunca, nunca; ele é sempre o mesmo” (D. 947).
Tudo na nossa vida pode mudar: as pessoas, as situações, as realidades que vivemos, o tempo, até mesmo a natureza, o clima, mas o amor nunca, nunca muda. Pois o amor tem um nome, é para nós uma Pessoa, não apenas uma imaginação. “Deus é amor”, nos diz São João.
O amor de Deus é sempre o mesmo
Por isso, com uma pequena adaptação, podemos ver que este texto ficaria assim:
“Tudo pode mudar, mas o amor por nós nunca, nunca, nunca pode mudar, pois o amor de Deus é sempre o mesmo”.
Portanto, mesmo que você viva no pecado, mesmo que você tenha se esquecido de Deus e, de alguma forma, deixado de amá-Lo; e desinteressou-se não somente d’Ele, mas de tudo aquilo que lhe diz respeito: Santa Missa, vida de oração etc., Deus não se desinteressa de você, não deixa de estar atento às suas necessidades, ao que se passa na sua vida e no seu coração. Deus é sempre o mesmo; e, para Ele, mesmo que você não O reconheça mais como Pai, mesmo que você O tenha renegado como filho, Ele não te renega jamais, pois é sempre o mesmo.
Creia nisto: Deus sempre te amou, sempre te amará. Claro, amar não quer dizer que Ele concorde com o pecado que você vive ou com o tipo de vida que você leva. Não!
Deus ama a você pecador
Deus ama você como filho, mas como Ele é perfeito e n’Ele não há trevas, Ele não admite que vivamos uma vida de pecados. Ele faz aquilo que Santo Agostinho nos diz: “Devemos distinguir entre o pecado e o pecador. O pecador deve ser amado, o pecado deve ser rejeitado”.
Leia mais:
.: Tenha coragem de abrir-se ao amor incondicional de Deus
.: Experimentar o amor de Deus – Formação
.: O amor de Deus nos cura – Formação
.: O que nos afasta do Amor a Deus?
É isto: Deus ama você pecador, mas o pecado Ele não pode aceitar. Por isso, deixou a confissão como o remédio para os nossos pecados. E, até mesmo, com o fato de nos dar sempre mais um dia de vida, está querendo nos dizer: “Eu te dou mais um dia de vida para que saiba que Eu amo você, é para que aproveite essa oportunidade; deixe a vida de pecado e abrace a vida da graça”.
Então, digo a você: se o amor de Deus por você não muda nunca, por que não aproveitar as oportunidades que Ele te dá para d’Ele aproximar-se?
Pense nisso!
Padre Antônio de Aguiar Pereira – SAC