A Quaresma 2026 se inicia, e com ela a Igreja nos convida a um tempo sagrado de conversão e renovação interior. São 40 dias de intensa preparação para a Páscoa, o ápice da nossa fé. Neste ano, o convite se aprofunda com o Itinerário Quaresmal: Na Presença do Deus Vivo, o retiro oficial da Canção Nova.
O pecado é algo maligno e atinge a todos nós; não há quem dele escape por conta própria. A grande armadilha do inimigo é fazer com que o pecado pareça inofensivo ou atraente. No entanto, o livro base da nossa jornada nos alerta: o pecado é ainda mais abominável que os próprios espíritos decaídos.
Em um relato de exorcismo citado em nossa reflexão, um espírito maligno revelou que a visão do pecado no inferno é algo que apavora até os seres das trevas. Se tivéssemos a real dimensão da face do pecado, não flertaríamos com ele.
A necessidade da graça para a libertação
Sozinhos, somos incapazes de enxergar as teias que nos prendem. A libertação real só acontece quando:
- Abrimos o coração à graça: Sem a ajuda divina, não temos forças para romper as correntes.
- Ouvimos a voz de Deus: Embora você escute a voz de um sacerdote ou pregador, é o Espírito Santo quem deve convencer o seu coração.
- Buscamos a confissão: A libertação passa obrigatoriamente pelo abandono da vida de pecado e pelo Sacramento da Reconciliação.
Oração
Senhor, eu quero mergulhar nesta graça de cura e libertação!
Espírito Santo, vem em socorro da minha fraqueza e levanta-me.
Dá-me a graça de vencer toda a dureza do meu coração, superar qualquer desânimo e fazer contigo esse caminho de renovação.
Vem, Espírito Santo, coloca-me de pé, hoje, diante de Jesus!
Vem livrar-me do pecado, esvaziar minhas aflições e curar as minhas feridas.
Mesmo sem eu merecer, envolve-me com teu amor. Reconheço que sou pecador, fraco e limitado, mas sei também que são justamente os doentes e pecadores que o Senhor quer salvar. Sei que a tua presença em mim é infinitamente maior que todos os meus pecados.
Sei que a graça de Deus que está em meu coração é infinitamente maior que todos os meus apegos e inseguranças.
É infinitamente mais poderosa que todos os meus vícios. É incomparavelmente maior que todas as mágoas e lembranças tristes do meu passado.
Senhor, eu tomo posse da tua graça para mim.
É pela força do teu Espírito Santo que eu me levanto agora.
Com Deus, eu vou conseguir. Eu confio em Ti e me lanço inteiramente na certeza de que a tua graça em mim é infinitamente maior que todo o mal que eu fiz. Teu amor restaurador é infinitamente superior a todo mal que me fizeram, e tenho certeza de que esse amor vai curar meu coração.
Eu me ergo agora na tua presença, Senhor, para receber a força do teu Espírito Santo libertando, curando, sarando e
restaurando meu coração. Amém!
Transcrito e adaptado Rophiman Souza






