Neste sexto dia da Novena a São José Operário, viveremos uma jornada de fé e oração dedicada ao patrono dos trabalhadores. Pedimos a intercessão de São José para que abençoe nossas atividades, fortaleça nossa dignidade no trabalho e nos ensine a servir com humildade, amor e dedicação.
Ouça o sexto dia da Novena na íntegra:
Oração inicial
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-nos, São José!
Palavra de Deus
Mateus 2,19
Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:
“Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”.
José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.
Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.
Oração a São José
São José, pelo trabalho das tuas mãos e pelo suor do teu rosto, sustentaste Jesus e Maria, e tiveste o Filho de Deus como teu aprendiz.
Ensina-me a trabalhar como você fez, com paciência e perseverança, por Deus e por aqueles a quem Deus me deu para sustentar.
Ensina-me a ver, nos meus funcionários e colegas de trabalho, o Cristo que deseja estar neles, para que eu seja sempre caridoso e tolerante com todos.
Concede-me que olhe para o trabalho com os olhos da fé, para que nele reconheça a minha participação na atividade criativa de Deus e na obra de Cristo para a nossa redenção, e assim me orgulhe dele.
Quando for agradável e produtivo, lembre-me de agradecer a Deus por isso. E quando for pesado, ensina-me a oferecê-lo a Deus, em reparação pelos meus pecados e pelos pecados do mundo.
Ó bom pai, São José! Rogo-lhe, com todos os seus sofrimentos, tristezas e alegrias, que obtenha para mim o que agora peço: (faça seu pedido). Obtenha para todos aqueles que pediram minhas orações tudo o que lhes for útil no plano de Deus. Esteja perto de mim nos meus últimos momentos para que eu cante eternamente louvores a Jesus, Maria e José.
Amém!
Transcrito e adaptado pela equipe do Formação Canção Nova
Apresentação: Maurício Valente, missionário núcleo da Comunidade Canção Nova, formando em Teologia e formador em conteúdos de São José.