O que é educar?

Ghandi dizia que a “verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa.” Nisto é preciso a arte de educar, a mais difícil e mais bela de todas.

Certa vez Michelangelo viu um bloco de pedra e disse: “aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora!” Depois de algum tempo, com o seu gênio de escultor, fez o belo trabalho. Então, lhe perguntaram como tinha conseguido aquela proeza. Ele respondeu: “o anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando”. Educar é isto, é ir com paciência e perícia tirando os maus hábitos e descobrindo as virtudes, até que “anjo” apareça.

É preciso preparar os filhos para que entendam que a própria pessoa é a principal responsável por sua educação e que, quem cultiva as suas qualidades sente a própria dignidade e valor da sua vida.

A educação não é só para as crianças e jovens, mas sim para todos; é uma tarefa que nunca termina na vida. Aliás, alguém disse que a vida é uma escola que nunca tem férias. Cada encontro novo, cada conversa boa, cada aula, cada fato novo, cada livro, acrescenta algo em nossa educação. Na vida, aprendemos com a experiência, nossa e dos outros. É muito mais sábio quem aprende com a experiência dos outros, sem ter que sofrer com os próprios erros.

O homem moderno está, sem dúvida cheio de ciência e de sofisticada tecnologia, mas pobre de sabedoria, e, sem esta o mundo não pode ser feliz; eis a razão pela qual temos tanta dor. Somente homens sábios poderão dar ao mundo o que ele precisa.

O grande filósofo grego Sócrates, mesmo sem conhecer o cristianismo, já dizia que “só é útil o conhecimento que nos faz melhores”.

É através da educação que a pessoa vai se apropriando da herança da humanidade, aprende a ler as palavras e a realidade que circunda, torna-se cidadão deste mundo e apto a dar a sua parcela na construção desta obra de Deus, para que o mundo seja um lugar agradável para viver, como irmãos.

Mais do que nunca, hoje, a nossa sociedade precisa de pais e mães de verdade, que se orgulhem destes nomes, a fim de que o mundo possa renascer, como que das cinzas, para uma nova família no próximo milênio. Sem a família vivendo conforme a vontade de Deus, não será possível a Nova Evangelização pedida pelo Papa, pois a família é a primeira evangelizadora de cada homem que vem a este mundo.

Educar os filhos é a grande missão que Deus confiou aos pais. É por causa da importância dessa tarefa, que Deus “encheu de honra” a pessoa dos pais.

Livro: Família Santuário da Vida


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.