Novena da misericórdia concede graças especiais

A Novena surgiu de um pedido de Jesus dirigido a Santa Faustina: “Faz uma novena, a qual deve consistir em 33 atos, isto é, na repetição de tantas vezes da oração à misericórdia que te ensinei”. (D. 341)

O objetivo da Novena era para conseguir da autoridade da Igreja a instituição da Festa da Misericórdia. Jesus Misericordioso indica o dia em que a Novena da Misericórdia deve começar e uma nova forma de fazer a Novena:

“O senhor me disse para rezar o terço da misericórdia por nove dias antes da festa da misericórdia. devo começar na sexta-feira santa”. E acrescenta uma promessa: “através desta novena concederei às almas toda espécie de graças”. (D. 796)

Por fim, Jesus mandou Santa Faustina escrever uma Novena e reza-la antes da Festa da Misericórdia. Começa na Sexta-Feira Santa. “desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da minha misericórdia, a fim de recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao meu coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à casa de meu Pai. Por minha parte nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha misericórdia. cada dia pedirás a meu pai, pela minha amarga paixão, graças para essas almas”. (D. 1209)

Jesus determina o dia que deve iniciar a Novena, determina o objetivo da mesma – em preparação para a Festa da Misericórdia – e como fazê-la. Podemos apreender destas palavras de Jesus o seguinte:

a) A novena consiste em apresentar as almas à fonte da Misericórdia de Jesus, para receberem força, alívio e todas as graças de que as almas necessitam para vencer as dificuldades da vida,especialmente a proteção na hora da morte;

b) Para que isso aconteça, cada dia será apresentado ao Coração Misericordioso de Jesus um grupo diferente de almas que serão mergulhadas no oceano da Misericórdia de Deus;

c) Jesus conduzirá todas estas almas á casa do Pai;

d) Nada será negado à alma que for conduzida à fonte da Misericórdia;

e) Cada dia Jesus pedirá ao pai graças para essas almas. Todo o texto da Novena pode ser encontrado no Diário de Santa Faustina do número 1210-1230.

A Novena como podemos ver foi toda ditada pelo próprio Jesus, para que Santa Faustina a pudesse realizar. Ela com efeito, foi ditada para ser feita em preparação à Festa da Misericórdia, mas pode ser feita ao longo de todo o ano. Conheço pessoas que a realizam de forma perpétua (começando uma, iniciando outra imediatamente após terminar a o primeira) com muitas graças sendo derramadas pelo bem do povo de Deus.