Vícios e Virtudes

Viver uma vida na carne ou no Espírito, eis a questão

A liberdade em Cristo: libertando-se dos vícios e excessos

Shakespeare, na sua obra “Hamlet”, utiliza um questionamento que serve até hoje para todos nós: “Ser ou não ser, eis a questão!”. Por mais que a pergunta pareça complexa, na verdade, é muito simples. Ser ou não ser é exatamente isso: existir ou não existir, e, em última instância, viver ou morrer. 

Se o autor citado acima fosse escrever o mesmo romance hoje, poderia se utilizar de várias perguntas que levam ao mesmo fim: viver ou morrer?

Créditos: GaudiLab / GettyImagens

As dúvidas que afligem o cristão moderno

Muitas pessoas, quando se veem de frente com o cristianismo, se perguntam quando se passa a seguir Jesus Cristo: é preciso ser alguém triste? É preciso deixar as bebidas alcoólicas? Preciso frequentar somente a Igreja? Essas e muitas outras perguntas visitam cada um dentro do seu passado, às vezes sombrio, e um presente que começa a se iluminar ao encontrar-se com a pessoa de Jesus Cristo.

Beber ou não beber? A questão da liberdade em Cristo

Porém, no que diz respeito à bebida alcoólica, por exemplo, beber ou não beber?

São Paulo, em sua primeira carta aos coríntios 6,12-14, nos ensina:

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine. “Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade sexual, mas para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.

O que realmente me domina?

Corremos o risco de utilizar o trecho acima para justificar qualquer que seja o vicio ou apego, porém, destaco que para além de consumir algo ou não é muito importante fazer a pergunta a básica antes de qualquer coisa. 

O que me domina? Consigo dizer não quando quero? Sou alguém que vive uma vida na carne ou no Espírito?

Em Gálatas 5,19-23 Paulo fornece um bom exame de consciência para saber se a minha vida até aqui tem sido no espírito ou na carne:

“Aliás, as obras da carne são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, discórdias, ciúme, dissensões, divisões, facções, invejas, embriaguezes, orgias e coisas semelhantes…» (5, 19-21). «Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benevolência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio de si…” (5,22-23).

São João Paulo II afirma: “O homem, que vive «segundo a carne», é o homem disposto somente àquilo que vem «do mundo»: é o homem dos «sentidos», o homem da tríplice concupiscência”.

Rompendo as correntes: da escravidão à liberdade em Cristo

Sendo assim, como sair da escravidão dos vícios e toda espécie de excessos para entrar no caminho da verdadeira liberdade e do domínio de si?

Recorramos ao Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2290:

A virtude da temperança leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos. 

A virtude da temperança assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem os apetites sensíveis, guarda uma sã discrição e não se deixa arrastar pelas paixões do coração.

Questione-se antes de agir

Por isso, antes de se questionar se deve ou não beber, assistir ou não a tal programa ou série de TV, consumir ou não algum alimento, questione sobre o que o tem dominado? Você vive uma vida na carne ou no espírito?

É muito importante ser honesto consigo mesmo e com Deus, pois isso é e sempre será essencial para que você possa ser, de fato, um cristão autêntico, sal e luz nesse mundo de trevas e não um fariseu com pele de cristão.

Oração: a chave para a liberdade em Cristo

Reze agora mesmo e peça a Deus por meio do Seu Santo Espírito que, nesse momento, aconteça com você o que Paulo afirma em II Cor 3,17 : 

“Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” 

Que Deus o faça livre para que, na santidade que Ele pode lhe conceder, você seja, hoje, por onde passar um outro Cristo.

Deus te abençoe!

Saulo Macena – membro da Comunidade Canção Nova desde 2009. Morou por 6 anos na missão Canção Nova na França. Saulo é natural da cidade de Fortaleza (CE). Casado, ele é pai de uma filha. Graduando Teologia no centro universitário internacional (Uninter) com especialização em teologia da história e comunicação salesiana.