Comportamento

Jovens do novo milênio

A santidade no século XXI: um chamado para você

“Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!” (São João Paulo II)

Decidi começar esse texto com essa frase do meu amado São João Paulo II, porque ele sempre amou os jovens e falou com eles. Hoje, essa frase é para mim e para você, porque nós somos os jovens da atualidade e somos chamados a ser santos.

Eu não sei você, mas eu já tive a impressão de que a santidade, por mais que sempre fosse um desejo do meu coração alcançar, estava longe demais da minha realidade. Eu olhava para São Francisco de Assis, Santa Teresinha, Dom Bosco, Madre Teresa e vários outros grandes santos e pensava: “Eu nunca vou conseguir chegar nesse nível de santidade”. Spoiler: ainda não consegui, mas estou tentando!

 

Crédito: FatCamera / GettyImages

Deus, no entanto, me chama a ser santa, mas, para ser santo, é preciso seguir um padrão de santidade comparando-se aos santos de antes (que podem e devem inspirá-lo). O que precisamos é seguir a Igreja e buscar assemelhar-se a Jesus cada vez mais.


Sabe por quê? Porque o mundo já teve uma Madre Teresa, um Dom Bosco, uma Santa Teresinha e um São Francisco de Assis. E ainda bem que eles foram santos e, até hoje, inspiram tanta gente a seguir a santidade. Porém, o mundo não precisa de outros iguais, porque Deus não os colocou no mundo nesse tempo. Ele colocou eu e você! Por mais inacreditável que possa parecer, o mundo precisa de um Santo (a) …… (encaixe o seu nome)

Entendeu? E eu não vou mentir para você; é difícil alcançar a santidade, mas é mais simples do que parece.

Simplicidade na santidade: pequenos atos, grandes feitos

Agora é a hora que a gente pensa: “Simples? E quando São Francisco se jogou nos espinhos para não pecar? Isso foi simples? E quando Santa Luzia teve os olhos arrancados? E quando Padre Pio recebeu as chagas de Jesus? E quando Santa Faustina VIU Jesus? Nada disso parece simples pra mim!”

E esse é um pensamento que faz sentido, porque, muitas vezes, a santidade vai exigir radicalidade da nossa parte e experiências extraordinárias da parte de Deus. Isso não impede de ser simples.

Leia mais:
.:Como um jovem pode evangelizar outros jovens?
.:10 conselhos do Papa emérito Bento XVI aos jovens
.:A força dos jovens que não desistiram dos seus sonhos
.:Por que há tantos suicídios de jovens?

A santidade é construída nas pequenas coisas, nos pequenos “nãos” que damos ao pecado e no “sim” que damos a Deus. Você não precisa se isolar do mundo em um monte para ser santo; você não precisa ver Jesus ou Maria aparecer na sua frente para ser santo; não precisa levitar ou bilocar.

A juventude: matéria-prima para a santidade

Sabe por que Deus ama tanto os jovens? Porque nós somos cheios de vida, de sonhos, de anseios por aventuras e experiências, de vontade de lutar por algo, aprender coisas novas e dar a vida por algo que valha a pena. E tudo isso é matéria-prima para  a santidade! Por isso o mundo quer arrancar os nossos sonhos, deixar-nos preguiçosos, desinteressados e confortáveis demais!

E a radicalidade que Deus nos chama a viver na atualidade não é igual aos santos de antigamente, isso é fato! Sabe como eu sei disso?

Santos do novo milênio: exemplos a inspirar

Olhe para Carlo Acutis! O que ele fez de extraordinário? Um blog com milagres eucarísticos não é sobrenatural. E Guido Schaffer? Um surfista/médico/seminarista. Até onde eu sei, ele nunca levitou… Sandra Sabatini era uma jovem missionária com sonhos de se casar, como muitas meninas por aí. Chiara Luce era uma menina comunicativa, que amava esportes e fazia parte dos focolares, mas ela não foi perseguida por ser cristã.

Qual radicalidade eles viveram? Bom, a radicalidade de seguir o Evangelho, de dar testemunho de Cristo para os outros, de buscar, nas coisas mais simples, ser de Jesus, estar com Ele e fazer a vontade d’Ele.

Cada um deles, do seu próprio jeito, buscou a santidade e contagiou a vida de quem estava ao seu redor. É isso! Esses são os santos do novo milênio!

Deus anseia por uma juventude santa, e o mundo precisa que esses jovens se levantem agora. Esses jovens que estudam, que trabalham, que saem pra rolês, que vão à academia ou não gostam de malhar, que são artistas, que amam assistir a filmes e séries, que choram por decepções amorosas, que acordam com espinha na cara e amam comer uma pizza ou um lanche supergorduroso, que tiram fotos para postar nas redes e gravam vídeos de trend, que ainda não sabem que profissão seguir, que se sentem sozinhos, que tem dificuldades familiares, que sofreram muito, que gostam de aventuras, que estão em busca de algo para dar a vida.

Traduzindo: eu e você. Nós somos diferentes – ainda bem! –, porque somos mais santos para conta!

Um chamado à ação

Hoje, é dia da juventude, mas não é dia dos imaturos e ingênuos, porque isso não é ser jovem não! É dia daqueles que estão escritos na Carta de São João:

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1 João 3,14)

Assuma que esse é você! Deus o escolheu, e a missão que Ele lhe deu é só sua! Então, bora? Viva a sua juventude, mas viva com Deus e para Deus! Em meio aos sacrifícios, às lágrimas, risadas e vitórias, porque viver com Cristo é a maior aventura e, com certeza, vale a pena dar a vida por isso!

Até mais, futuro santo (a) …… (complete com seu nome)

Beatriz Valdez de Oliveira