Dia do Psicólogo

A história da Psicologia: da filosofia à ciência da mente

Muitos filósofos especularam sobre a natureza da mente humana por séculos. Levando em consideração toda a singularidade admirável que o ser humano apresenta e os desdobramentos de seus sentimentos, compreende-se que necessitamos de uma caminhada extensa na busca de autoconhecimento para que alcancemos um melhor entendimento de nossas capacidades e limitações. Reflexões que nasceram com os filósofos na antiguidade, tornou-se ciência e permanece com muitas observações filosóficas no que se refere às nossas emoções.

Temos a existência da psicologia como ciência a menos de 200 anos, buscando entender nossos sentimentos e comportamentos. Nós psicólogos atuamos em diferentes áreas de interesse da sociedade, tais como saúde, educação e políticas públicas. A Psicologia se divide em subáreas que possuem um determinado foco de atenção, produzindo conhecimento que pode ser útil para outros campos de estudos. Com isso, cada subárea pode contribuir para um maior entendimento que possuímos sobre o ser humano e a aplicar esse conhecimento à resolução de problemas específicos.

A história da Psicologia: da filosofia à ciência da mente

Crédito: Polinmr / GettyImages

Entenda as diferentes áreas de atuação da Psicologia

Dentre as várias atribuições profissionais do psicólogo, podemos destacar que desempenhamos tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional/vocacional e outros similares, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos. Realizamos pesquisas, diagnósticos, acompanhamentos psicológicos, e intervenções psicoterápicas individuais ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas. O psicólogo está sempre na missão de ajudar as pessoas, para que, munidas de autoconhecimento, consigam superar as dificuldades da vida da melhor forma possível. Facilitando as relações humanas e zelando pelo bem-estar psíquico.

Ele pode ajudar as pessoas a lidar com problemas do passado que possam interferir no longo de sua vida, a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, e a melhorar o seu comportamento humano. A nossa atuação profissional, sempre objetiva o bom relacionamento do “mundo interior” e exterior de nossos pacientes. Iluminando e apoiando a caminhada para que todos possam alcançar um melhor equilíbrio emocional e comportamental, melhorando assim sua qualidade de vida.

O papel do psicólogo é promover saúde mental e bem-estar

Ao logo dos anos, temos conseguido avançar no que diz respeito a uma melhor comunicação da missão do psicólogo, mostrando que buscar tal profissional não significa estar com dificuldade ou estar doente. E sim, com a clareza de que pessoas que conhecem melhor a si mesmas, são menos conduzidas pelos traços de sua história de vida e familiar.

Leia mais:
.: Série: Setembro amarelo | O sentido da vida para crianças e jovens
.:Série: Setembro Amarelo | Você não está sozinho!
.:Como fazer um detox virtual?
.:Qual a diferença entre os tratamentos psicológico e psiquiátrico?

Existem diversas nomenclaturas para tentar classificar e nortear tratamentos para desordens psíquicas enfrentadas por muitas pessoas. Porém, o psicólogo vai além dessas classificações e busca entender o ser humano que se apresenta diante dele. Pois a Psicologia não é uma ciência exata, ela é uma ciência da área humana, onde a singularidade sempre se destacará aos nossos olhos.

Para qualquer boa atuação profissional, demanda-se uma identificação com a área, uma vocação a ser entendida e um respeito ético a ser vivenciado. Na Psicologia, não é diferente, pois o psicólogo precisa gostar de escutar respeitosamente diferentes histórias; precisa saber enxergar a singularidade de cada pessoa que se apresenta à sua frente; precisa, acima de tudo, conduzir seu tratamento à luz da ciência com conduta técnica e sigilosa. Trata-se de uma área de constante formação e crescente conhecimento, pois os estudos na busca do entendimento da mente humana não param. Sempre encontramos algo novo, algo que possui a preocupação no favorecer nossa existência.

Psicóloga Karina Maria da Luz
CRP: 06/109600
@psi_karinaluz