Vamos refletir um pouco sobre o sentido do sexo no plano de Deus na nossa vida. Deus e a Igreja olham para o sexo como algo muito importante. Deus quis que existissem dois sexos, então, cada um de nós é parte daquilo que é o seu sexo. O sexo não é apenas um ingrediente da sua pessoa, é a sua pessoa.
Deus quis que o casal fosse assim feliz: ‘sereis uma só carne’. O livro do Gênesis diz que Deus os criou homem e mulher e disse: ‘crescei-vos, multiplicai-vos e enchei a terra’. E, assim, toda a riqueza do sexo masculino enriquece o sexo feminino e vice-versa. O sexo vai muito além do nível físico, ele vai ao nível do intelecto, do coração, por isso, é muito importante que a gente ame o nosso sexo: se Deus me fez homem, eu devo gostar de mim como homem. É importante que a gente queira ser o que Deus quer. Ninguém é feliz se não aceitar o plano, a vontade de Deus.
Qual o sentido do sexo?
Qual o sentido do sexo no plano de Deus? O sentido unitivo e procriativo.
Em relação ao procriativo vemos que Deus disse: ‘crescei, multiplicai, enchei a terra’. Deus quer que você gere o seu filho e não quer que nenhum filho venha a este mundo de outro jeito que não seja através da relação do pai e da mãe no ato de gerar essa criança – gerada no calor de amor de seu pai e sua mãe.
Deus não quer sexo sem vida e não quer vida sem sexo, ou seja, vida gerada por fertilização etc. A coisa mais bonita que podemos fazer neste mundo é sermos pais e mães: um dia os navios vão parar de navegar, as estrelas vão parar de brilhar, mas os nossos filhos nunca vão passar, pois são a imagem e semelhança de Deus. O casal é a fonte da vida através da vida sexual. Então, aí vocês já percebem a alta dignidade do sexo.
Leia mais:
.: Arquivos Casamento – Formação
.: Por que a prática do sexo antes do casamento é pecado?
.: Arquivos Vida sexual – Formação
.: Como viver a castidade no casamento?
O sexo é no casamento
A segunda dimensão é a da unidade do casal. Deus disse: ‘vocês serão uma só carne’ – carne, na Bíblia, quer dizer natureza humana, e essa união se dá também no plano físico. Então, o ato sexual é a celebração mais profunda do amor conjugal, o ápice – ‘o meu corpo é da minha mulher, pois fiz uma aliança com ela’. Mas Deus deixa bem claro: o sexo é no casamento.
O sexo no lugar certo, no plano de Deus, na família, no casal é uma maravilha, mas fora do casamento é uma desgraça. É preciso que os jovens entendam o porquê da Igreja dizer que o sexo é só no casamento, é porque essa Mãe te ama muito. Veja quantas doenças venéreas estão espalhadas pelo mundo. Hoje, os Estados Unidos e a Inglaterra estão incentivando seus jovens à abstinência sexual, para que não vivam o sexo fora do casamento. Por que isso? Porque ninguém é mais sábio, melhor do que Deus: se Deus propõe para nós uma lei é porque Ele é bom para nós.
O sexo é para viver no casamento – fora dele você tem tragédia: doenças venéreas, gravidez fora de hora etc. Mas a Igreja diz para você:’Viva a lei de Deus. Você vai ser feliz!’.
‘O jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio’. Aceite o desafio de viver a castidade!