Era digital

Em que os modismos influenciam nos jovens?

Basta um clique, uma rolagem no feed, alguns segundos de um vídeo viral e pronto, uma nova tendência instala-se em nossa vida. Em uma era hiperconectada, é oferecido uma infinidade de modismos que tentam ditar o que devemos vestir, como falar e até o que sentimos. É bem verdade que, em algum momento da juventude, todos passamos por aquele “frio na barriga”, aquele desejo de fazer parte de algo, ser aceito e compreendido. Em nossa vida, esse anseio, por vezes, é o motor para muitas descobertas, mas também é porta de entrada para modismos que, de forma sutil, quer adentrar em nosso cotidiano, influenciando-nos com modos de vida que nem sempre condizem com quem somos.

Vivemos na era do hype. Se nos distrairmos, a gíria mudou, o filtro do Instagram ficou cafona e aquele acessório “essencial” já foi substituído por outro. O problema surge quando a identidade se torna acessório descartável. Imagine que perigo: se sua satisfação e felicidade estiverem condicionadas a usar o que todos usam ou seguir o comportamento da maioria, quem é você quando a moda passa?

Créditos: DisobeyArt by GetyImages

Jovem, aceite o convite à autenticidade: você é um “Original de Deus”

O modismo quer colocar em nós uma máscara de pertencimento para roubar a originalidade que Deus nos deu. Ser jovem não é sobre “encaixar-se” em padrões oferecidos pelas redes sociais, o estilo de música e todo o cenário pré-programado que quer criar uma sociedade igualitária. Basta olhar com atenção para a juventude e iremos nos deparar com um padrão de roupas, cortes de cabelo, gírias etc. O rompimento reside na coragem de descobrir a própria identidade à luz do Evangelho. Isto é, a de quem você é, um filho muito amado por Deus.

Por vezes, o ambiente digital nos impõe a “ditadura do parecer”, mas Cristo nos convida à liberdade do ser. Como o padre Jonas tantas vezes ensinou, “evangelizar é dar uma vida que se vive”; escolher romper com o modismo é um ato de autenticidade, é uma grande evangelização. É mostrar, através da nossa própria vida, que existe algo que não sai de moda: a Verdade.

A moda passa, as trends e tudo mais que pertence a esse mundo. Mas há uma promessa de Deus para nós: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24,35). É aí que deve estar alicerçada nossa vida: na Palavra de Deus. Ele já nos disse em João 3:1-2: “Vejam que grande amor o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus! E, de fato, somos!”. Essa verdade é a única coisa que realmente permanece.

Como bem disse São Carlos Acutis: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Ao invés de viver a vida do outro tentando ser uma cópia do que está no hype, invista tempo ouvindo a voz do Espírito Santo, que quer falar contigo, mas, por vezes, é silenciado pelo barulho do modismo barato que quer roubar a originalidade que Deus já lhe deu e que precisa ser assumida.

Alessandra Soares Hummel Satim
Membro da Comunidade Canção Nova desde 2023, no modo de compromisso do Núcleo