O chamado à conversão na Quarta-feira de Cinzas
A profundidade do “Na Presença do Deus Vivo”
- Reconhecer a Presença: Abrir os olhos da alma para ver Deus agindo em cada detalhe da nossa existência;
- Viver a cura interior: Permitir que a misericórdia de Deus cure as feridas e restaure a esperança;
- Renovar a esperança: Fortalecer a fé para enfrentar os desafios com a certeza da vitória em Cristo.
Os pilares da Quaresma: oração, jejum e esmola
- Oração: É o tempo de intensificar o diálogo com Deus. O Itinerário Quaresmal propõe momentos de oração mais profundos, de silêncio e escuta. É na presença do Deus Vivo que a nossa oração se torna verdadeira;
- Jejum: Não é apenas a abstinência de alimentos, mas de tudo aquilo que nos afasta de Deus. O jejum nos educa para a liberdade e nos torna mais sensíveis às necessidades dos outros.
- Esmola: É a partilha, a caridade que se manifesta em ações concretas. A esmola é a expressão do nosso amor a Deus no próximo, especialmente nos mais pobres.
Oração do dia
Senhor Jesus, já agora invocamos Seu santo nome, entregamo-nos em Suas mãos, consagramos estes dias de retiro e suplicamos as suas bênçãos e proteção sobre nós.
Pedimos que o Senhor envie seu Espírito Santo sobre nós para que Ele nos ensine todas as coisas de acordo com o que o Senhor quer.
Que Ele nos dê sabedoria, discernimento e alegria e que, dessa forma, o que formos realizar prospere e tenha muitos bons resultados. Que todos os que o Senhor chamou para orarmos juntos “na presença do Deus vivo” e viver esse aprofundamento espiritual possam colher os melhores frutos, ver sua vida prosperar e sentir sua presença terna e poderosa.
Queremos agradecer, Senhor, por todas as bênçãos que temos recebido de sua bondade, por todo o cuidado que o
Senhor tem conosco. E queremos agradecer, desde agora, por todos os milagres e benefícios que ainda iremos receber. Louvores e glórias ao Senhor!
Pai amado, bendito seja por seu Filho Jesus, que veio ao mundo para nos salvar. Amém!
Transcrito e adaptado por Samuel Cavalcante






