Ninguém nasce por obra do acaso. Muitas vezes, nos deparamos com a seguinte encruzilhada: o que fazer da minha vida? E meus sonhos, como realizá-los?
A resposta a essas perguntas é o que todos desejam encontrar e, para isso, muitos se enveredam em uma série de experiências, a fim de acalmar o coração dessa busca constante.

Foto Ilustrativa: by Getty Images / john shepherd
O problema é que queremos soluções fáceis e rápidas, como as de uma receita de bolo. Queremos ainda que o resultado seja exatamente igual aos sonhos que projetamos. E se o processo de descoberta nos parece custoso, simplesmente desistimos. Desse modo, vivemos frustrados, lamentando escolhas do passado.
A questão é que, para encontrarmos o propósito de Deus, precisamos voltar ao princípio
Toda vida foi querida pelo Senhor para uma finalidade. Toda a criação serve a Deus. E o ser humano, feito à imagem e semelhança do Criador, apesar de sua pequenez, tem um lugar privilegiado em tudo isso. Homem e mulher foram colocados no mundo para ser amor e administrar a obra da criação (Cf. Gn 1 e 2). Essa semelhança com Deus nos dignifica.
Viver esse propósito inicial abre, diante de nós, portas pelas quais podemos passar. Se começarmos a nos posicionar no mundo com essa perspectiva, entenderemos que o que hoje parece pequeno e rotineiro já é, na verdade, uma grande missão a ser cumprida — que nos preparará para muitas outras ao longo da vida. E a Palavra de Deus está cheia de histórias que nos ensinam isso.
Leia também outros artigos de Elane Gomes:
.;A oração ordena a vida da mulher
.:O que Santa Clara tem a dizer às TVs de inspiração católica?
.:O que torna uma amizade real?
A história de José do Egito nos ensina a nos superar cada vez mais
José do Egito, por exemplo, era portador de uma grande promessa do Senhor, mas até que ela se cumprisse, passou por muitas adversidades. Foi vendido pelos irmãos, trabalhou como escravo e, mesmo na prisão, procurou realizar da melhor forma o que lhe era confiado, ajudando os outros e buscando viver como imagem e semelhança de Deus.
Até que, um dia, por saberem de seu dom de interpretar sonhos, foi colocado diante do poderoso Faraó, para fazer o que sempre fez. Nisso, teve sua vida inteiramente transformada, após treze anos de luta, esperança e frustração.
Contudo, ao buscar viver bem as circunstâncias da vida, o filho amado de Jacó viu o grande sonho do Senhor a seu respeito se cumprir (cf. Gn 37-50).
Essa história nos ensina que aquele que faz, de maneira extraordinária, o ordinário, acaba, em determinado momento, ampliando sua missão, encontrando nela novos desafios, novas formas de realizar algo significativo, e desenvolvendo outras grandes obras que se sucedem às primeiras.
Muitas pessoas desperdiçam seu tempo focando em sonhos que as afastam da realidade atual, o que as impede de perceber que as grandes realizações nascem de viver, hoje, as circunstâncias presentes
Essa é a armadilha na qual temos caído: não focarmos no presente nem nos tesouros de agora e permanecermos inconformados com o que não temos. Desse modo, a realidade atual se torna apenas rotina e peso.
Ao viver com grandeza as missões que nos parecem comuns ou penosas, influenciaremos mais a sociedade do que imaginamos. Todo aquele que vive com amor o que lhe cabe se torna um ser cada vez mais parecido com Deus.
Redescubra a riqueza de quem você é: imagem e semelhança de Deus. E lute para viver, como Ele lhe pede, o que a vida lhe apresenta nesse momento. Tenho a certeza de que, na hora em que menos esperar, o projeto de Deus se ampliará diante de você!






