Somos chamados a abençoar: um eco do amor de Deus
Nesta catequese, aprenderemos o que é a bênção de Deus. Primeiramente, precisamos entender profundamente que abençoar é um ato de bendizer, de reconhecer e louvar as coisas boas da criação. É exatamente isso que Deus faz! O Papa Francisco, em sua catequese, nos recorda que Deus abençoa desde a origem do mundo, quando Ele reconhece a bondade de tudo o que criou. Ele abençoa os animais, a luz, a criação, a comida, a água, o céu, o mar e, claro, o homem. Quando o homem é criado, Deus não apenas o declara bom, mas afirma que ele é muito bom!
Jesus Cristo: a benção perfeita, fonte de todo bem
E aqui está a beleza: somos chamados a imitar a Deus! Nas Escrituras, vemos como Ele constantemente abençoa, restaurando inclusive a criação que se perdeu por causa do pecado. Ele faz isso através de milagres, profetas, mas principalmente por meio da maior de todas as bênçãos. O Papa Francisco a define como “a grande bênção do Pai, a grande bênção de Deus: Jesus Cristo”.
Jesus Cristo, como o Papa nos ensina, é a bênção para toda a humanidade. O próprio Filho de Deus se fez homem, se fez um de nós, tornando-se a maior bênção para a humanidade. Deus se fez homem para que o homem se tornasse divino.
Expressão do encontro com Deus
Deus proclama palavras de bênçãos sobre cada um de nós. Criados à imagem e semelhança de Deus, também somos chamados por Ele a abençoar, a reconhecer as bênçãos da criação e, principalmente, a maior delas: Jesus Cristo. Devemos reconhecer a bondade de Deus, louvá-Lo e adorá-Lo.
Nosso Catecismo, citado pelo Papa, diz: “A bênção exprime o movimento de fundo da oração e o encontro de Deus com o homem. Nela, o dom de Deus e a acolhida do homem se chamam e se unem”. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus. Quando Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer Aquele que é a fonte de toda a bênção.
Leia mais:
.:A oração da Igreja nascente
.:A Virgem Maria, exemplo de mulher orante
.:Jesus, o mestre da oração
.:A oração de Jesus: exemplo de humildade
Abençoar: um ato de gratidão e amor
Portanto, abençoar é bendizer, é proclamar as bênçãos de Deus, é louvá-Lo. Ao abençoar alguém, estamos proclamando a bondade de Deus sobre essa pessoa, pois a palavra tem poder. Através da bênção, proclamamos sobre a vida das pessoas o poder e a bênção de Deus. Somos instrumentos nas mãos de Deus para abençoar.
Deus nos abençoa e nós também abençoamos. Deus nos abençoa e nós O bendizemos, pois Jesus Cristo é a ponte que nos une a Ele. Deus abençoe você. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém.
Padre Bruno Otenio
Membro do clero da Diocese de Guarulhos. É formado em Filosofia pela UNIFAI-SP e bacharel em Teologia pela PUC-SP. Possui uma especialização em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Gewissen. Atualmente, é mestrando em Teologia Moral na Pontifícia Academia de Teologia Moral Alfonsiana em Roma na Itália, e faz pós-graduação em Psicologia Tomista pelo Instituto de Psicologia Tomista.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos