Espiritualidade

A oração dos Salmos

Orações de Salmos: lições de fé, esperança e caridade

Dando continuidade às nossas catequeses sobre a virtude da oração, vamos refletir sobre a oração dos Salmos, tema abordado pelo Papa Francisco em sua catequese de 21 de outubro de 2020.

Um modelo para nossa vida

Os Salmos, orações singulares presentes no Antigo Testamento, sempre foram utilizados pela Igreja como oração oficial, seja no Saltério, na Liturgia das Horas ou no Breviário. No Antigo Testamento, muitos Salmos foram compostos pelo Rei Davi e outros salmistas, sendo utilizados no Templo e na sinagoga como modelo de louvor a Deus.

Os Salmos abordam diversos temas, como alegria, tristeza, guerra, vitória, saúde e doença, tornando-se um rico modelo para nossas orações. Eles nos ensinam a exultar o coração a Deus em momentos de necessidade, buscando n’Ele força e refúgio.

O justo e o ímpio

Nos Salmos, encontramos a figura do justo e do ímpio. O justo é aquele que busca colocar sua vida nas mãos de Deus, enquanto o ímpio O despreza e vive como se Ele não existisse. Infelizmente, essa realidade do ímpio se repete no mundo de hoje, com pessoas que, mesmo se dizendo justas ou buscando a justificação em Cristo, agem como se Deus não existisse.

Leia mais:
.:A oração de Elias: modelo de fé inabalável
.:A oração de Davi: louvando a Deus em todos os momentos
.:O exemplo de Moisés: o poder da oração insistente
.:Jacó e o poder da oração

A caridade: reflexo do amor a Deus

A pessoa que está cheia de Deus deve transmitir essa graça aos outros, tanto aos que O buscam quanto aos que não O buscam. É preciso combater a falsa religiosidade que separa a adoração a Deus da caridade. A caridade nos impulsiona a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, a exemplo do Bom Samaritano, que ajudou aquele que era desprezado, enquanto o sacerdote e o levita, que deveriam agir por sua autoridade, se omitiram.

Vivendo como salmos de louvor a Deus

Neste Ano da Oração, somos convidados a preparar nossos corações e utilizar os Salmos como modelo para louvar a Deus e pedir por aqueles que não creem. Que possamos exultar em Deus com nossas palavras e ações, expressando nossa e esperança, mesmo em meio à tristeza e angústia.

Um convite para testemunhar o Cristo Ressuscitado

Que sejamos testemunhas do Cristo Ressuscitado, transmitindo a misericórdia de Deus àqueles que nos cercam, começando por nossa família, vizinhos e colegas de trabalho. Que nossas vidas sejam um verdadeiro Salmo de louvor a Deus!

Que Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Sua graça, nos conceda viver uma vida digna do nome de cristãos. Deus os abençoe muito! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Padre Jonathas Fernandes de Souza
Sacerdote pertencente ao Vicariato Apostólico de Mitú, na Selva Amazônica Colombiana. Brasileiro que, há 9 anos, trabalha nessa missão.  Sacerdote ordenado há seis anos.

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos.