Segundo a Organização Mundial da Saúde, nós podemos caracterizar a saúde mental como um estado de bem-estar psicológico, emocional, que permite às pessoas conseguirem lidar com o seu estresse natural da vida, trabalhem de forma produtiva e contribuam para sua comunidade em geral, para todas as pessoas que estão ao seu redor. E a saúde mental saudável é caracterizada pela presença desse bem-estar no indivíduo, que permite que ele realize suas atividades habituais e suporte o estresse natural da vida.
A saúde mental não saudável pode ser caracterizada pela presença de transtornos mentais como depressão, ansiedade, transtornos obsessivos compulsivos entre outros. Então, dentro disso, nós podemos entender que, no processo da saúde mental em si, nós portamos a ansiedade. A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas, entrevistas de emprego, vésperas de provas, datas importantes entre outros.
Alerta de uma saúde mental não saudável
Algumas pessoas, porém, vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, podendo ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional e, assim, a saúde mental como um todo. Surgindo transtornos de ansiedade que compartilham características de medo e ansiedade excessivo e perturbações comportamentais relacionadas.
Leia mais:
.:Bate-papo sobre saúde mental
.:O que a Igreja fala sobre o tratamento da saúde com florais?
.:Como manter equilibrada a saúde física e mental?
.:Bem-aventuradas: quais os sintomas da estafa mental e como tratá-la?
Nesses casos, a pessoa precisa buscar ajuda. Tratamento psicológico, médico e psiquiatra para fazer uma avaliação como um todo quando ela percebe que, no seu dia a dia, ela não está conseguindo ter atitudes naturais diante dos estresses próprios da vida.