⛪UNIDADE

Por que Paulo não fundou uma Igreja diferente da de Pedro?

Paulo e o primado de Pedro: a unidade acima da individualidade

O contraste entre dois gigantes

Pedro era um simples pescador, enquanto tu, Paulo, eras um intelectual. Pedro quase nem sabia ler e escrever; tu, por outro lado, fostes formado e educado aos pés de Gamaliel (At 22,3) e eras conhecedor até de línguas que Pedro não conhecia.

Tivestes dons tão extraordinários do Espírito Santo, que chegavas a escrever coisas difíceis de Pedro entender (2Pd 3,16). Evangelizastes mais que os doze apóstolos juntos e formastes muito mais colaboradores do que Pedro. Em tudo, parecias muito mais sábio, dinâmico e eficaz. Inclusive, tivestes que corrigir Pedro publicamente por causa de seu duplo procedimento (Gl 2,11.14).

Créditos: Jusepe de Ribera via Wikimedia Commons

A grande questão: Por que não uma “Igreja Paulina”?

Diante disso, Paulo, surge a pergunta: por que não formastes tua própria Igreja, já que Jesus Cristo te iluminou e pessoalmente te revelou Seu Evangelho? Tu fostes arrebatado até o terceiro céu (2Cor 12,2). O que te faltava? Por que caminhar a passos tão lentos?

Poderias ter escolhido nomes como “Igreja de Jesus Cristo Glorioso” ou “Igreja Paulina por ordem de Jesus Crucificado”. Mas o que desejo saber é: por que não fundastes uma nova Igreja? O que tens a dizer?

A submissão em favor da verdade

A resposta está em teu próprio relato:

“Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos — e isso particularmente aos que eram de maior consideração — a fim de não correr, ou de não ter corrido em vão” (Gl 2,1-2).

Portanto, fostes submeter teu Evangelho a Pedro e aos demais apóstolos “de maior consideração” para te certificares de não estares correndo em vão. Isso nos mostra que alguém pode pregar o evangelho com muito empenho e, ainda assim, estar correndo em vão se estiver fora da unidade.

Um alerta contra a desobediência

E o que tens a dizer para aqueles que hoje pregam um Evangelho diferente e fazem esforço para tirar os fiéis da Igreja de Pedro (a Igreja Católica)? Atualmente, muitos estimulam a desobediência à Igreja que tem Pedro como guia. Tu nos advertes:

“Vocês corriam bem. Quem lhes pôs obstáculos, impedindo-os de obedecer à verdade? Esta sugestão não vem daquele que vos chama. […] De minha parte, confio no Senhor que vocês não assumirão outra orientação de pensamento. Mas quem lança confusão no meio de vocês, quem quer que seja ele, sofrerá condenação” (Gálatas 5,7-10).

É muito sério compreender que todo aquele que der uma orientação contrária ao que ensina a Igreja e o Evangelho de Jesus Cristo sofrerá condenação. Se quem ensina será tratado assim, imaginemos o que poderá sofrer quem segue esses ensinamentos.

A Igreja inabalável

Obrigado, Paulo Apóstolo. Por nada abandonastes a Igreja que Jesus fundou sobre Pedro, e muito menos quisestes fundar outra. Temos aqui a confirmação de que esta Igreja pode ser abalada pelas forças do inferno, porém, jamais será vencida (Mt 16,18), conforme afirmou Jesus, seu Fundador.