Dom Bosco e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora
Oração a Dom Bosco
São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus.
Sê nosso guia no caminho de amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no Seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade.
Ajuda-nos a corresponder com generosidade à vocação que recebemos de Deus, para sermos, na vida cotidiana, construtores de comunhão, e, em comunhão com a Igreja inteira, colaborarmos com entusiasmo na edificação da civilização do amor.
Obtém-nos a graça da perseverança na vivência da vida cristã em grau elevado, segundo o espírito das bem-aventuranças; e faze com que, guiados por Maria Auxiliadora, possamos nos encontrar, um dia, contigo na grande família do céu.
Amém.
Sugestão de Leitura Bíblica: Lucas 1,39-45: “Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?”.
Medite com Ana Lúcia:
Meditação
Em 1824, Dom Bosco, ainda criança, como ele mesmo conta, teve o primeiro sonho profético, em que lhe foi manifestado o campo do seu futuro apostolado e ouviu a voz misteriosa do Senhor dizer-lhe: “Dar-te-ei a Mestra”. E logo apareceu a Senhora de aspecto majestoso, que o animou a trabalhar para corrigir o comportamento dos meninos malcriados. Nossa Senhora apareceu frequentemente nos sonhos de Dom Bosco e foi a estrela do seu apostolado. Ele a chamava Mãe e sustentadora, socorrendo a Congregação Salesiana, especialmente toda vez que precisava de auxílio extraordinário para atender as necessidades dos meninos pobres e abandonados, não só materiais, mas, sobretudo, quando suas almas corriam perigo. E, durante toda a sua vida, Dom Bosco foi incansável em fazê-la conhecer, amar e honrar.
Maria Santíssima é minha Mãe, dizia Dom Bosco. Ela é minha tesoureira. Ela foi sempre a minha guia.
Pai Nosso…
Ave Maria…
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Oração do dia
Oh, Dom Bosco Santo, pelo amor afetuoso que tiveste por Maria Auxiliadora, vossa Mãe e Mestra, alcançai-nos uma verdadeira e constante devoção a tão doce Mãe, a fim de que, como filhos e devotos, possamos merecer seu auxílio nesta vida e um modo especial na hora de nossa morte.
Confira também:
.: 3º dia da Novena ao Santo Salesiano
.: Dom Bosco e a importância da educação
.: Sábios conselhos de Dom Bosco aos pais
.: Dom Bosco, educai-nos para a santidade
Formação Canção Nova