Quando o homem e a mulher buscam a essência, descobrem o belo que existe dentro de sua alma
Muitas situações me chamam à atenção por causa de sua beleza, e algumas em especial têm o poder de me levar para outra dimensão em fração de segundos.
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
Recordo-me de um quadro exposto na Pinacoteca, na cidade de São Paulo, que vi há mais de dez anos, e sua imagem continua intacta em minha memória. Arte abstrata, pintado em vários tons de azul e laranja, a harmonia contida no traço e nas cores era tamanha que, ao olhá-lo, tinha a impressão de estar hipnotizada por sua beleza. Ao mesmo tempo em que queria ver o restante da exposição, sentia necessidade de contemplá-lo. Sua beleza atingiu um espaço sagrado em mim, um diálogo se fez e eu saí dali mais forte, embora não saiba explicar o que aconteceu.
Com a mesma intensidade também sou levada a essa dimensão toda vez que vejo uma pessoa ajoelhada em oração, independente de credo, sexo ou idade. Cena de beleza desconcertante e veemente, que demonstra a fragilidade forte, bela e inabalável de um ser humano que se supera ao transcender o natural e o óbvio. A impressão que tenho é que, por mais que essa pessoa esteja vivendo situações difíceis, nada tem o poder de detê-la. Não há limite ou impossibilidade para uma pessoa de fé, e isso é lindo.
Também sinto isso, com a mesma intensidade, quando estou na presença de pessoas que se cuidam de forma simples ou elaborada, mas que reconhecem sua importância como ser humano digno do belo, do bem e da verdade. Pessoas que se sentem confortáveis em seu corpos e em sua vida, e que, de forma especial, se apresentam de forma bela para si e para o mundo que os cerca.
Ser belo é muito mais do que simplesmente estar bonito. Essa é a frase do meu blog, onde divido a experiência que tive e tenho com a autoestima ao emagrecer quarenta quilos por meio de reeducação alimentar e atividade física.
Penso que o estético é pouco demais para uma pessoa dotada de alma. Para que apenas estar bonito por fora, sendo que viemos do Belo para sermos belos? Buscar essa intensidade faz toda a diferença, tanto na vida da mulher quanto na do homem.
Sinto-me imensamente feliz ao receber o retorno das pessoas que me acompanham pelo blog, dizendo que, a partir do momento que passaram a cuidar da saúde e do corpo, descobriram uma força muito grande e uma nova forma de ver a vida e a si mesmo, capaz de mudar a direção de suas histórias.
Recentemente, um rapaz me procurou dizendo que, por acaso, havia visto minhas publicações nas redes sociais e que não imaginava que, um dia, eu tivesse sido obesa. Conhecemo-nos por conta do trabalho.
Ao ler um post onde eu dizia que o belo havia sido capaz de me livrar da prisão da obesidade, ele sentiu-se impelido a cuidar de si. Pensou que se eu consegui, ele também conseguiria. Chegou à conclusão de que merecia ter saúde e qualidade de vida, e que isso também seria uma demonstração de amor para com sua esposa e seus filhos, já que eles são os primeiros a desejarem que ele esteja bem. A partir de então, procurou um nutricionista que trabalha com reeducação alimentar (isso é muito importante), fez os exames necessários e está frequentando a academia – ele fez a avaliação antes, o que é imprescindível. Enfim, aos poucos está mudando seus hábitos de acordo com o ritmo da sua vida. Emagreceu oito quilos, porém ganhou massa muscular, ou seja, a impressão é que emagreceu muito mais, porém de forma saudável. Mas o mais importante é a forma como está encarando a vida, desde então, e o valor que passou a atribuir a si mesmo e, naturalmente, às pessoas que convivem com ele, já que a visão muda totalmente.
Saber disso é uma alegria enorme para mim. É mais uma pessoa que está tomando de volta o que é seu: sua dignidade, sua verdade, bondade e capacidade. Estamos aqui para viver bem e, dessa forma, fazer com que outras pessoas também percebam que isso é possível. Mais do que isso, que lhes é de direito.
Não perca tempo, não perca oportunidade e, muito menos, a certeza de que você nasceu pra se descobrir dia a dia. Há muita novidade aí dentro. Busque, deseje, dê passos. É naturalmente possível; não sem esforço, é claro. Sonhos nobres e valorosos são realizados com passos laboriosos e totalmente libertadores.
Seja belo!