5 passos

Confira o que é preciso para seguir a vocação sacerdotal 

A vocação sacerdotal é um chamado amoroso de Deus que elege os que Ele deseja para continuar neste mundo a vida e a obra redentora de Seu Filho Jesus. Sendo um ministério de total consagração e configuração a Cristo, o sacerdócio é uma vocação que exige tempo, escuta e discernimento para se cumprir plena e conscientemente na vida daqueles que foram chamados por Deus.

O padre é um homem que vive em si a vida de Jesus, que sente e vive intimamente como seu tudo aquilo que é de Cristo: seu amor pelo Pai, seu zelo pelas almas, seu ardente desejo de salvá-las, seu sacrifício, sua entrega, seu Coração. O sacerdote compartilha do caráter de Cristo e faz as suas vezes santificando, abençoado e atuando como cura das almas, levando a todos os remédios eficazes advindos do mistério da Cruz do Senhor.

Aqueles que se sentem chamados a essa tão bela e sublime vocação devem viver um sério e profundo tempo de discernimento quanto a este modo e estado de vida, para que sua decisão pelo sacerdócio seja madura, clara e consciente, para o bem da Igreja e para a glória de Deus.

Créditos: Wesley Almeida/cancaonova.com

Passos para um bom discernimento da vocação sacerdotal

Um bom discernimento para a vocação sacerdotal pode ter como base cinco meios que ajudam os jovens que trazem este anseio no coração: a oração, a direção espiritual, a leitura, o autoconhecimento e a amizade espiritual.

Oração

Sendo a oração um diálogo de amor e amizade com Deus, e sendo o sacerdócio uma vocação por meio da qual Cristo chama a Si amigos mais íntimos para cuidar de seus interesses, é fundamental para aquele que deseja descobrir sua vocação estar, muitas vezes, a sós com Deus, em diálogo e em silêncio. A oração é o meio principal por meio do qual Deus fala aos seus eleitos e confirma-os na Sua vontade. É importante, portanto, trilhar um caminho sério e disciplinado de vida de oração, tendo como elementos centrais a Palavra de Deus e a Eucaristia, com momentos de leitura e meditação das Sagradas Escrituras, bem como a adoração do Santíssimo Sacramento e a participação da Santa Missa. São nesses momentos de encontro com Deus que a alma se dilata para ouvi-Lo, para descobrir Sua voz e para se decidir segundo a vontade divina.

Leia mais:
.:Como descobrir se tenho vocação para o sacerdócio?

.:Como identificar a vocação sacerdotal e religiosa?
.:O chamado para a vocação sacerdotal
.:Sou feliz na minha vocação e chamado ao sacerdócio?

Ninguém é bom juiz em causa própria, a natureza humana necessita de auxílios humanos para se desenvolver e amadurecer. Sendo o homem limitado nos seus juízos, o auxílio de uma pessoa experiente, de preferência um sacerdote que já trilhou este caminho, ajudará o jovem vocacionado a lidar com dúvidas, medos, crises e dificuldades que, porventura, pode viver neste caminho de descobertas. A direção espiritual é fundamental para se seguir com segurança e sem erros o caminho da vocação.

Ler e estudar sobre o tema do sacerdócio também auxilia o jovem que vive este discernimento, uma vez que o estudo voltado para essa temática o ajudará a descobrir as ressonâncias e as correspondências que existem em seu interior quanto ao sacerdócio. Ler e aprofundar os documentos e catecismos da Igreja sobre o sacerdócio, bem como livros sobre o tema, é um apoio salutar e enriquecedor na caminhada de todo vocacionado.

O autoconhecimento

Conhecer-se é um aspecto fundamental para um bom discernimento. Quem aspira ao sacerdócio deve mergulhar dentro de si e perguntar-se sobre suas aspirações, sonhos e desejos. Conhecer e reler sua história à luz da salvação de Jesus e encontrar nela os sinais e os traços da vocação. A história pessoal pode se tornar caminho de muitas descobertas com relação ao futuro e à vocação. Não ter medo de se conhecer é um passo importante e salutar no caminho para descobrir o querer e a vontade de Deus.

Amizades que levam você à sua vocação

Na vida, ninguém pode viver sem os amigos. Na amizade, experimentamos um amor gratuito, seguro e saudável. As amizades verdadeiras, ancoradas em Deus, são meios preciosos de encontro com Deus e com Sua vontade. A partilha do coração com os amigos, com aqueles que nos conhecem em profundidade, também nos coloca em segurança na descoberta da vocação. Se os amigos aspiram também à vocação sacerdotal, esse caminho se torna mais suave, feliz e seguro.

Assim, por essas vias tão importantes, o jovem — que se sente chamado ao sacerdócio —, poderá encontrar com serenidade e confiança o desígnio de Deus para sua vida e a realização plena de sua existência. É muito feliz quem realiza sua vocação. E o caminho até ela também pode ser marcado pela alegria e pela segurança se formos dóceis e abertos aos benditos meios que Deus nos dá. Deus abençoe você!

Padre Willian Guimarães – Comunidade Canção Nova 

Banner Vocação