Reflexão

Luz da Fé: Quem tem Jesus tem tudo

Sendo um cristão, você tem Jesus como seu único Rei e Senhor; e quem tem Jesus tem tudo

Neste programa “Luz da Fé”, quero refletir com você sobre o número 65 do Catecismo da Igreja Católica, o qual ensina o seguinte:

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

Deus tudo disse no seu Verbo

65. “Muitas vezes e de modos diversos, falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” (Hb 1,1-2). Cristo, o Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai. Nele, o Pai disse tudo, e não haverá outra palavra senão esta. São João da Cruz, depois de tantos outros, exprime isso de maneira luminosa, comentando Hb 1,1-2:

‘Porque em dar-nos, como nos deu, seu Filho, que é sua Palavra única (e outra não há), tudo nos falou de uma só vez nessa única Palavra, e nada mais tem a falar, (…) pois o que antes falava por partes aos profetas agora nos revelou inteiramente, dando-nos o Tudo que é seu Filho. Se, atualmente, portanto, alguém quisesse interrogar a Deus, pedindo-lhe alguma visão ou revelação, não só cairia numa insensatez, mas ofenderia muito a Deus por não dirigir os olhares unicamente para Cristo sem querer outra coisa ou novidade alguma'” (CIC 54).

Você se lembra da letra de uma antiga canção que cantávamos nos nossos grupos de oração, e que dizia assim: “Quem tem Jesus tem tudo”? Pois bem, meu irmão, é exatamente isso que a Igreja está nos ensinando nesse número 65 do Catecismo da Igreja: Quem tem Jesus tem tudo. Nessa frase, encontra-se um resumo de tudo isso que acabamos de ler.

Então, cai numa insensatez – como nos ensina São João da Cruz – quem só quer novidade. E sejamos sinceros: como nós gostamos de uma novidade! Não é verdade? E a Igreja com a sua sabedoria vem nos ensinar que quem tem Jesus tem tudo, ou seja, nele (Jesus) encontra-se toda novidade, toda a revelação do Pai.

O Pai já não tem mais nada a dizer. O que Ele tinha para nos dizer, já o disse em Jesus Cristo.

Não se esqueça do essencial

Diante disso, eu me recordei da historinha de uma mulher que encontrou uma caverna cheia de moedas de ouro e jóias preciosas. Essa mulher escutou uma voz no interior daquela caverna que lhe disse: “Você tem cinco minutos para pegar quantas jóias e moedas de ouro você conseguir antes que a entrada dessa caverna se feche para sempre. Mas não se esqueça do essencial!”.

Essa mulher estava com seu filho pequeno nos braços. Ao ver tanta riqueza, ela deixou a criança num canto da caverna e começou desesperadamente a pegar aquele monte de moedas de ouro e jóias. O tempo foi passando e aquela voz dizia: “Faltam apenas 30 segundos”. A mulher, na ânsia por tanta riqueza, revestiu-se do máximo possível de jóias. Quando faltavam apenas cinco segundos para a entrada da caverna fechar, ela correu cheia de moedas e jóias e conseguiu escapar. Porém, ela deixou seu filho dentro da caverna. Ela havia esquecido o essencial.

Leia mais:
.: Luz da Fé: é preciso evangelizar
.: Luz da Fé: Deus quer o meu bem
.: Luz da Fé: Deus é mais do que eu

Essa triste história vem nos lembrar que jamais podemos nos esquecer daquilo que é essencial. Meu irmão, fique com o essencial! Eu e você corremos o risco de cair no mesmo erro da mulher dessa trágica história: ao querermos tantas coisas, ao buscarmos tantas novidades existentes por aí, podemos nos esquecer daquilo que é o principal. E o que é para nós, cristãos, esse principal? É Jesus Cristo! Ele é o principal na vida da gente.

Convido você, ao longo dessa semana, a louvar a Deus pelo fato de ser um cristão. Sim! Sendo um cristão, você tem Jesus como seu único Rei e Senhor, porque você é feliz seguindo Cristo; e quem tem Jesus tem tudo.

Você quer ouvir o que o Pai tem a lhe dizer? Então, olhe para Jesus! Permaneça com Ele, na certeza de que quem tem Jesus tem tudo.

Um forte abraço!

Assista ao programa:


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.