relação com Deus

A escuta da Palavra é caminho de encontro com o Senhor

A Palavra de Deus é a primeira fonte de toda a vida espiritual cristã. Ela sustenta um relacionamento pessoal com o Deus vivo e com a sua vontade salvífica e santificadora. Por isso é que o Estudo da Palavra é tido na mais alta consideração em todas as comunidades religiosas. Por meio do Estudo, a Palavra de Deus é transferida para a vida, projetando sobre esta a luz da sabedoria, que é dom do Espírito.

A Sagrada Escritura é útil para ensinar (2 Tm 3,16) e fonte pura e perene da vida espiritual. Por isso, será de grande proveito para as pessoas consagradas fazerem objeto de assídua meditação os textos evangélicos que ilustram as palavras e os exemplos de Cristo e da Virgem Maria. A eles se referiram constantemente os fundadores e fundadoras das comunidades religiosas, no acolhimento da vocação e no discernimento do carisma e da missão do próprio Instituto.

A-escuta-da-Palavra-é-caminho-de-encontro-com-o-Senhor

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Palavra de Deus é fonte de vida e tesouro inesgotável

De grande valor é a meditação comunitária da Bíblia. Realizada na medida das possibilidades e circunstâncias da vida de comunidade, ela leva à partilha feliz das riquezas encontradas na Bíblia, mercê das quais irmãos e irmãs crescem juntos e se ajudam a progredir na vida espiritual. Como ensina a tradição espiritual, da meditação da Palavra de Deus e, em particular, dos mistérios de Cristo nasce a intensidade da contemplação e o ardor da ação apostólica.

Quer na vida religiosa contemplativa quer na apostólica, sempre foram homens e mulheres de oração que realizaram, como intérpretes e executores da vontade de Deus, grandes obras. Da sua convivência com a Palavra de Deus, obtiveram a luz necessária para aquele discernimento individual e comunitário que os ajudou a procurar, nos sinais dos tempos, os caminhos do Senhor. Adquiriram assim uma espécie de instinto sobrenatural, que lhes permitiu não se conformarem com a mentalidade deste mundo, mas renovarem a própria mente para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, o que Lhe é agradável e perfeito (cf. Rm 12,2).

Leia mais:
.: A Bíblia deve ser lida e interpretada conforme o Espírito que a inspirou
.: Aprenda o método de Monsenhor Jonas Abib para ler a Bíblia
.: Por onde começar um estudo bíblico?
.: Sete atitudes de mulheres da Bíblia que toda cristã deveria imitar

Deus nos fala

Precisamos entrar no mistério de Deus por meio da Sua Palavra, pois esta serve para ajudar o consagrado a entender quando Deus fala, quando Ele se comunica. É entrar na lógica de Deus, encontrar-se com Ele e escutá-lo para a sua vida e para a sua comunidade. Ser ignorante da Palavra de Deus é ser ignorante d’Ele. Os consagrados precisam ser mestres da Palavra.

O Senhor está nos dizendo que somos d’Ele e precisamos agir de modo contrário. Como Ele mesmo nos fala através do Evangelho: “Não basta me dizer: ‘Senhor, Senhor!’ para entrar no Reino dos céus; é preciso fazer a vontade do meu Pai que está nos céus (Mt 7,21s). Em outro trecho, quando uma mulher disse para Jesus: “Bem-aventurados os seios que te amamentaram”. Ele disse: “Antes, bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática” (cf. Lc 11,27-28).

Viver a Palavra

Jesus reconhece aquele que realiza a Palavra, e que, portanto, realiza a vontade de Deus. Aos demais Ele diz: “Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que cometeis a iniquidade. Não existe nada pior do que conhecer a Palavra de Deus e não a colocar em prática”. Aí estava a ruína dos escribas, fariseus, dos doutores da lei e sacerdotes. Naquele tempo, todo sacerdote recebia a unção. Portanto, eram consagrados e sabiam de tudo, mas não faziam.

Como o próprio Jesus diz: não sejam como os fariseus, os doutores da lei. Fazei, pois, e observai tudo o que vos disserem, mas não vos reguleis por seus atos, pois eles dizem e não fazem. Hoje, o Senhor está nos chamando a sermos praticantes da Palavra.

banner_espiritualidade