Advento

Maria, a habitação viva de Deus no meio dos homens

Caros cristãos, ao entrar nessa quarta semana do Advento, a liturgia coloca em destaque uma pessoa especialíssima, de importância sem tamanho para nós católicos: a Virgem Maria. Depois de Jesus, ela é o nosso modelo de singeleza, de simplicidade e de empenho máximo na missão de servir a Deus. Essas virtuosas características da Virgem Maria são ressaltadas com primor excepcional nas leituras bíblicas destes dias que antecedem o Natal do Senhor.

Dentro de pouco tempo, nascerá no Menino Jesus, o Filho de Deus. E se Jesus é o Filho Unigênito do Pai, a Virgem Maria é a filha predileta de Deus. Quis o Pai do céu que ela fosse preservada de toda mancha do pecado desde o seu nascimento em virtude da grande missão que ela haveria de assumir, a saber, a incumbência de se tornar a Mãe do nosso Salvador.

Maria,-a-habitação-viva-de-Deus-no-meio-dos-homens

Foto Ilustrativa: Domenico Ghirlandaio – 1449-1494 / Visitação

Somos filhos prediletos Deus

Uma pergunta, então, pode ser suscitada: “O que isso tem a ver comigo”. A resposta seria: “Tudo a ver!”. Quando Jesus nasce naquela simples gruta de Belém, nasce para trazer a cada um de nós a salvação. Todo ato de Jesus, aliás, é salvífico por natureza. Ou seja, quando o Filho de Deus se encarna com a nossa natureza humana, nós nos tornamos, por causa d’Ele, filhos de Deus. Nós, portanto, podemos ser chamados de filhos de Deus por causa do seu Filho Unigênito nascido da Virgem Maria.

Sendo assim, uma vez que Jesus nos deu a filiação divina, Maria conquistou-nos a predileção filial da parte de Deus, ou seja, todos aqueles que são batizados e, por um ato de generosidade e devoção se consideram filhos da Virgem Maria, podem se considerar filhos prediletos de Deus.

Visita de Maria a sua prima Isabel

Uma das leituras bíblicas desta semana narra aquela conhecida cena em que a Virgem Maria, estando já grávida do Menino Jesus, coloca-se a caminho da casa da sua prima Isabel que estava localizada nas colinas de Judá. Maria poderia muito bem se poupar dos perigos e dos desgastes físicos, especialmente aqueles que ela teria que enfrentar no transcorrer de uma viagem tão longa como aquela, afinal, ela estava grávida de um menino Deus.

Contudo, a Virgem Maria não se poupou. Em seu coração não havia espaço para o egoísmo e a timidez nos atos de generosidade. Ela, então, colocou-se a caminho da casa de Isabel, porque sabia que sua prima, estando grávida na velhice, precisava de sua ajuda. Assim o fez. Agraciada Isabel por receber a visita da Virgem Maria!

Leia mais:
.: A presença da Virgem Maria na vida de cada um de nós
.: Entenda por que Nossa Senhora é Rainha e Mãe da fé
.: Nove meses com Maria
.: Maria e Isabel: o encontro das promessas que faz olhar para frente

Há poucos dias, Maria também fora agraciada, porque recebeu a visita de um Arcanjo, porém, Isabel foi infinitamente mais agraciada por receber a visita da Mãe de Deus. A Virgem Maria, aliás, tem mais graça de Deus e amor acumulados no seu coração do que todos os anjos e santos juntos.

Este encontro icônico de Maria com sua prima Isabel é um prelúdio ou uma antecipação daquilo que ela quer fazer conosco. Quando o Evangelho narra que Maria se colocou, apressadamente, a caminho da casa de Isabel, é como se estivesse dizendo que ela, a Mãe de Deus, coloca-se apressadamente, todos os dias, a caminho para visitar cada um de seus filhos.

Deixe Maria entrar  na sua casa

E o mais importante é que a presença da Virgem Maria causa um efeito imediato nas nossas vidas. Vide esta mesma passagem bíblica que, no seu desdobramento, narra que logo que “Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. Quando nós deixamos a Virgem Maria entrar na nossa casa, na nossa família ou no nosso coração, entra também Jesus. Isso acontece porque aonde Maria vai, vai também o Filho.

Maria é a habitação viva de Deus no meio dos homens, é a portadora da presença divina que nos salva. Que tal deixarmos a Virgem Maria entrar no nosso coração e nos tornarmos filhos prediletos de Deus?