confiança

Aprenda com a virtude da fé viva de Nossa Senhora

“Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). Em Maria de Nazaré, notamos uma vida de fé, mas também de esperança e caridade!

Surpreendida pela aparição do Anjo enviado por Deus que lhe apresenta um plano de salvação do seu povo, mas que passa pela sua liberdade, a resposta de Maria é decisiva diante do plano de Deus. O seu ‘sim’ mudou o destino da humanidade.

Ela acreditou, e a sua escolha determinou também o rumo da própria vida. Foi um ato de confiança em Deus sem compreender como seria o seu futuro, simplesmente acreditou com todo o seu ser, de coração, de corpo e alma.

Aprenda com a virtude da fé viva de Nossa Senhora

Foto ilustrativa: jeremkin by Getty Images

Pela fé Nossa Senhora descobriu o verdadeiro sentido da vida

 A fé viva de Maria não se limita a si mesma, mas abraça toda a humanidade, abrindo portas para o novo horizonte, que lhe dá condições para ver com profundidade os acontecimentos da vida.

Pela fé Maria faz a descoberta do verdadeiro sentido da vida, que está num projeto que vem de Deus: Jesus Cristo! Com Maria podemos aprender a arte de viver a fé se, como ela, acreditamos ser conduzidos a Jesus, o único Salvador. 

Ao professarmos a fé, saímos de nós mesmos, pois esta abre o nosso coração, liberta-nos de interesses egoístas e nos faz enxergar a necessidade do outro, colocando-nos a caminho. Foi assim com Maria ao visitar a sua prima Isabel.  A resposta de Maria, ao dizer ‘sim’ a Deus, abre-se aos diversos apelos feitos por Ele por meio de muitos irmãos. 

Porque Maria acreditou nas palavras do anjo, cumpriu-se o que foi dito da parte do Senhor. 

Maria, Mãe da fé

A virtude inabalável da fé viva de Nossa Senhora passou por muitas provas, pois ela não foi privada dos desafios da vida cotidiana. Seu Filho, quando nasceu, acreditou que era o Filho de Deus. Embora tenha nascido numa manjedoura, creu que era o Rei do Universo. Porque acreditou no sonho de José, fugiu com seu Jesus para o Egito para salvá-Lo. Em Caná, tornou-se fiel discípula de Jesus ao acreditar no milagre que Ele poderia fazer, e nos convida a crer e fazer tudo que Ele nos disser. Como a prova final da sua fé dá-se no Calvário, na Paixão, Morte e Ressurreição do seu Filho, como acreditou que ele tinha todo o poder sobre todas as coisas, sobre a vida e a morte, logo na manhã do terceiro dia foi ao sepulcro onde testemunhou a ressurreição. Presente no Cenáculo, a Mãe da Fé anima a Igreja reunida para receber o dom do Espírito Santo prometido. 

Maria de Nazaré, na rotina da sua vida cotidiana, em família, vive as provas da fé de modo extraordinário com simplicidade, em seus afazeres domésticos, nos relacionamentos e em todas as ocasiões que lhe ocorriam.

Ela é para nós modelo a seguir, pois como Mãe da Fé segue conosco até a volta do Senhor.