5º dia da novena de Natal

Introdução

Este quinto dia de preparação para o Natal está centrado na pessoa de Maria, em sua atitude, em sua docilidade, em sua abertura à ação de Deus. Ante à manifestação do Senhor, a Virgem soube responder e corresponder ao projeto de Deus para ela. Vendo a disposição e abertura de Maria, que cada um veja como está respondendo a Deus em sua vida e assim, nestes dias que antecedem o Natal, possamos nos preparar interiormente para o nascimento do Senhor em meio a nós.

Oração Inicial

:: Sinal da Cruz

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do SIM fecundo.

Tu que fecundaste ao Verbo de Deus e o levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-o palpitar e crescer dentro de ti, experimentando sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo e para aprender de ti a levar a Deus no coração e deixarmo-nos transformar por sua presença.

Maria, Virgem Grávida, te pedimos que ao acompanhar-te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossas vidas. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós para que neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho, e assim sermos capazes de recomeçar, de perdoar e ser perdoados, de voltar a amar, e ser curados interiormente, para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do SIM e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloqüente, ajuda-no a celebrar este Natal, tendo seu Filho centro de nossas vidas. Maria, pede por nós, agora e sempre.

Que assim seja.

Leitura: Lucas 01, 28-38

Aprofundar no Evangelho. Deter-se na atitude de Maria, em sua reação, no que diz, no que faz, no que sente em sua resposta

Contemplação

É buscar apropriar-se do texto, não olhá-lo com expectador, mas ser participante da cena. Ter uma relação pessoal e direta com os personagens. Usar a imaginação para conhecê-los e aprofundá-los interiormente.

Oração: Maria, Virgem Mãe, bendita sejas por haver acreditado no Senhor, por haver posto em suas mãos, por haver permitido que o Senhor realizasse em ti o Seu projeto e Sua obra. Bendita, Maria, por ter nos ensinado como responder ao Senhor, por nos ter mostrado que a fé se vive abrindo o coração para que o Senhor atue em cada um de nós. Maria, neste tempo de preparação para o Natal, intercede por cada um de nós, para que como tu, possamos também nós dizer ao Senhor o nosso “Sim, faça-se”, para que Ele realize o Seu projeto de amor em cada um de nós.

Oração: Senhor, te damos graças pelo testemunho e o exemplo que nos deixaste de tua mãe Maria. Graças Senhor, porque Maria nos mostra a maneira de viver nossa vida de fé. Senhor, te pedimos que tu nos ajudes a ter as mesmas atitudes de Maria. Faz Senhor que creiamos, que confiemos em Ti, que nos deixemos guiar pelo teu Espírito Santo, para que tu possas realizar em nós a tua obra salvadora. Senhor, ajuda-nos a viver o que tu nos pedes, e que sempre com alegria e confiança te digamos: “que se faça em mim Tua palavra, Tua vontade”.

Que assim seja.

Oração Final

Maria, minha mãe, tu que soubeste responder ao Senhor, que lhe abriste o coração para que fizesse em ti Sua obra, para que te enchesse de Seu Espírito Santo e te transformasse interiormente, para ser instrumento seu para que seu Filho viesse ao mundo, te pedimos que intercedas por nós e que peças ao Senhor que também nos transforme interiormente, para que também nós saibamos dizer-lhe: Sim, faça-se em mim segundo tua Palavra.
Maria, ajuda-nos a ter seus sentimentos, ajuda-nos a confiar sempre no Senhor, a desejarmos ser inundados por sua presença, por seu Espírito Santo. Maria, pede por nós e ensina-nos a deixar nossa vida nas mãos de teu Filho e que Ele nos faça instrumentos dóceis de sua presença para os demais. Maria, que como tu, sempre digamos ao teu Filho:
Sim, faça-se em mim segundo tua Palavra.

Que assim seja.

Motivação:

:: Neste quinto dia da novena de Natal, continuar preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem de Maria, de José, de ter posto o estábulo e a manjedoura vazia, colocar a vaca e o burro, aqueles que estiveram acompanhando o nascimento do Filho de Deus.

:: Que cada um faça uma oração de abandono e confiança no Senhor, agradecendo o Sim de Maria e colocando-se nas mãos do Senhor, para que Ele faça em nós sua vontade.

:: Fazer algum gesto concreto durante o dia. Que seja um dia de ação de graças e abandono nas mãos do Senhor, para que ele realize em cada um de nós sua obra salvífica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.