Reflexão

Quem são as figuras bíblicas do Advento?

Toda a Bíblia está centrada em Jesus Cristo, o nosso Salvador. O Antigo Testamento (AT) anuncia a Sua vinda; os Patriarcas O esperavam, os Profetas O anunciaram com muitos detalhes, a Virgem O recebeu com amor de Mãe. Portanto, podemos dizer que, de certa forma, todos os personagens bíblicos estão relacionados com a vinda de Cristo.

A primeira figura bíblica do Advento é o próprio Senhor que, ainda no seio da Trindade, pede a Sua Encarnação para a nossa salvação: “Eis porque, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam. Então, eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), ó Deus, para fazer a tua vontade” (Sl 39,7ss) (Hb 10,5-7). Ele, Jesus, é a figura central do Advento.

Todos os Profetas, de certa forma, anunciaram a Sua Vinda; seria muito longo citar todos eles. Entre eles, Isaías se destaca como a figura ímpar do AT ao anunciar a vinda do Messias. Ele mostra quem será a Sua Mãe: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e O chamará ‘Deus Conosco’” (Is 7,14).

Quem são os profetas do Advento?

Isaías revela, 700 anos antes de Sua chegada, a Sua Majestade: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos, porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,5-7).

Isaías mostra também a beleza do Seu Reino Messiânico, onde a paz será restabelecida na vida do homem e da natureza: “Um renovo sairá do tronco de Jessé [pai de Davi], e um rebento brotará de suas raízes. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos. Então, o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide. Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar” (Is 11,1-9 ).

O anúncio dos profetas Jeremias e Zacarias

Jeremias O anunciou com grande brilho: “Dias virão – oráculo do Senhor – em que farei brotar de Davi um rebento justo que será Rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a equidade. Sob seu reinado será salvo Judá e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: Javé-Nossa-Justiça!” (Jer 23,5-8).

O Profeta Zacarias anuncia como será o Seu reinado: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei, justo e vitorioso; Ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta” (Zac 9,9).

João Batista é aquele a quem Deus escolheu

João Batista é o grande precursor do Messias, a grande figura do Advento; aquele a quem Deus escolheu para preparar o povo para a Sua chegada: “Uma voz exclama: “Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe, uma pista para nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!” (Is 40,3-4). Malaquias confirmou: “Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu Templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos ” (Mal 3,1).

No AT, não podemos esquecer as grandes figuras de Santa Isabel e São Zacarias, pais do precursor João Batista (cf. Lc 1, 5-56). Isabel exclamou em alta voz: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de Tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és Tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor Te foram ditas!” (Lc 1,42-44). “Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou nestes termos: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas” (Lc 1,68-70).

A Virgem Maria

No Novo Testamento, temos, antes de tudo, a figura da Virgem Maria, Aquela a quem Deus escolheu para ser a Mãe do Seu Filho. São Paulo o explica bem: “Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, que nasceu de uma Mulher e nasceu submetido a uma Lei, a fim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a sua adoção” (Gal 4,4-5). Maria O espera com amor de mãe e O recebe por obra do Espírito Santo: “O anjo disse-Lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1,30-33).

Leia mais:
.: Monte o presépio em seu coração e celebre o nascimento de Jesus
.: Reflita sobre as quatro semanas do Tempo do Advento
.: A coroa do Advento e seu significado
.: Você sabia que Advento é tempo de faxina interior?

Anjo Gabriel e São José

Não podemos esquecer do Arcanjo Gabriel que anunciou a Maria que Ela seria a Mãe do Salvador, e confirmou a São José os desígnios de Deus.

São José é uma figura gigantesca no Advento. O homem escolhido por Deus para ser pai adotivo de Seu Filho. “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que n’Ela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo de seus pecados (…). Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,20-21.24). Coube a São José dar o nome a Jesus, cuidar de Sua Mãe, levá-Lo ao Templo e fugir para o Egito para livrar Jesus da morte.

Menino Jesus

E, depois do nascimento de Jesus, temos as figuras magníficas que adornam o Presépio, a manjedoura do Senhor, os pastores de Israel a quem, por primeiro, Deus revelou o nascimento do Seu Filho;  além dos Magos, vindos do Oriente, guiados pela sagrada Estrela que os conduziu a Belém para, em nome dos pagãos, adorar o Menino Deus que veio para todos. Abrindo seus tesouros, ofereceram ouro para o Rei Menino; o incenso para o Deus Menino; e a mirra para o Cordeiro Menino que, um dia, seria imolado.

Essas e muitas outras figuras bíblicas fizeram parte da preparação da primeira vinda do Senhor.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino