Ritmo de oração

Descubra o que é a Liturgia das Horas e o seu significado

A Liturgia das Horas é uma forma de oração ritmada ao ciclo das horas canônicas: Ofício das leituras, Laudes, Hora Média, Vésperas e Completas.

Ritmo é uma boa palavra para definir a postura de quem deseja criar o hábito de viver a Oração das Horas. A organização interna da oração nos dá um ritmo diário, um ritmo semanal, mensal e anual.

O ritmo diário é a própria divisão das horas canônicas, já o ritmo semanal é dividido em saltérios, que se dividem em quatro semanas, e tudo isso nos dá um ritmo mensal para a oração dos Salmos e Cânticos, tudo de acordo com o ritmo anual, que são os tempos litúrgicos: Advento, Natal, Tempo Comum, Quaresma e Páscoa.

Descubra o que é a Liturgia das Horas e o seu significado

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Liturgia das horas proporciona um ritmo diário de oração

Todos os fiéis podem rezar a Liturgia das Horas. Para Padres e religiosos de diversas congregações, a vivência da Oração as Horas é obrigatória. Essa forma de oração é um meio eficaz para a santificação do nosso dia.

Por causa do ativismo e da correria no qual estamos inseridos, a oração da Liturgia das Horas apresenta-se como um remédio que nos insere na escola da escuta, do silêncio, da reflexão e da meditação da Palavra de Deus por meio dos Salmos, Cânticos e textos bíblicos propostos.

Na Audiência Geral do dia 7 de março de 2012, o Papa emérito Bento XVI falou da dinâmica de palavra e silêncio, que caracteriza a oração de Jesus em toda a sua existência terrena, sobretudo na cruz. Realidade que diz respeito também a nossa vida de oração. Segundo ele, podemos pensar tal realidade em duas direções.

Os frutos da oração bem meditada

A primeira, diz ele, é a que se refere ao acolhimento da Palavra de Deus. É necessário o silêncio interior e exterior para que tal palavra possa ser ouvida. E esse é um ponto particularmente difícil para nós no nosso tempo. Com efeito, é uma época na qual não se favorece o recolhimento. A impressão é de que as pessoas têm medo de se separar, mesmo por um instante, do rio de palavras e imagens que marcam e enchem os dias.

Por isso, afirmou o Papa na Exortação Verbum Domini, n. 66, recordei a necessidade de nos educarmos para o valor do silêncio: “redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja significa também redescobrir o sentido do recolhimento e da tranquilidade interior. A grande tradição patrística nos ensina que os mistérios de Cristo estão ligados ao silêncio, e só nele é que a Palavra pode encontrar morada em nós, como aconteceu em Maria, mulher inseparável da Palavra e do silêncio“.

Os benefícios do silêncio durante a liturgia das horas

Este princípio que sem silêncio não se sente, não se ouve, não se recebe uma palavra, sobretudo, é válido para a oração pessoal, mas também para as nossas liturgias, facilitando uma escuta autêntica, e elas devem ser também ricas de momentos de silêncio e de acolhimento não verbal. É sempre válida a observação de Santo Agostinho: “Quando o Verbo de Deus cresce, as palavras do homem faltam” (cf. Sermo 288, 5: pl 38, 1307; Sermo 120, 2: pl 38, 677).

Os Evangelhos apresentam, com frequência, que, nas escolhas decisivas, Jesus se retira totalmente sozinho, num lugar afastado das multidões e dos próprios discípulos para rezar no silêncio e viver a sua relação filial com Deus. O silêncio é capaz de escavar um espaço interior no nosso íntimo, para ali fazer habitar Deus, para que a Sua Palavra permaneça em nós, a fim de que o amor por Ele se arraigue na nossa mente, no nosso coração, e anime a nossa vida. Portanto, a primeira direção é voltar a aprender o silêncio, a abertura para a escuta, que nos abre ao próximo e à Palavra de Deus.

Há, porém, uma segunda importante relação do silêncio com a oração, afirma o Papa Bento. Com efeito, não há apenas o nosso silêncio para nos dispor para a escuta da Palavra de Deus. Muitas vezes, na nossa oração, encontramo-nos diante do silêncio de Deus, experimentamos quase um sentido de abandono, parece-nos que Deus não ouve nem responde.

O silêncio não é ausência

Esse silêncio de Deus, como aconteceu também para Jesus, não marca a Sua ausência. O cristão sabe bem que o Senhor está presente e escuta, mesmo na escuridão da dor, da rejeição e da solidão. Jesus garante aos discípulos e a cada um de nós: “Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais, antes que vós lho peçais” (Mt 6,7-8); um coração atento, silencioso e aberto é mais importante do que muitas palavras. Deus nos conhece no íntimo, mais do que nós mesmos. Ele nos ama, e saber disso deve ser suficiente.

Leia mais:
.: Por que usamos diferentes cores na liturgia?
.: O que fazer quando perdemos a vontade de rezar?
.: Cinco motivos para rezar todos os dias
.: Como construir uma vida de oração?

Experiência de Jó

Na Bíblia, a experiência de Jó é, particularmente, significativa a esse propósito. Em pouco tempo, esse homem perdeu tudo: familiares, bens, amigos e saúde. Até parece que a atitude de Deus no que lhe refere é a de abandono, do silêncio total. E, no entanto, Jó, na sua relação com Deus, fala com Ele, clama ao Pai. Na sua oração, não obstante tudo, conserva intacta a sua fé e, no fim, descobre o valor da sua experiência e do silêncio de Deus. Assim, no final, dirigindo-se ao Criador, pôde concluir: “Eu tinha ouvido falar de Ti, mas agora são os meus olhos que te veem” (Jó 42,5); todos nós conhecemos Deus, quase só por ter ouvido falar d’Ele, e quanto mais abertos permanecemos ao Seu e ao nosso silêncio, tanto mais começaremos a conhecê-Lo realmente.

Essa confiança extrema, que se abre ao encontro profundo com Deus, amadureceu no silêncio. São Francisco Xavier rezava dizendo ao Senhor: “Eu amo-Te, não porque podeis me conceder o paraíso ou condenar-me ao inferno, mas porque Vós sois o meu Deus. Amo-vos, porque Vós sois Vós!”.

Assim, com essas direções colhidas dos ensinamentos do Papa, abramo-nos à experiência da Oração das Horas.

Deus abençoe você!

banner horizontal