Homens como São José

São José serviu a Jesus incondicionalmente

Deus precisa hoje de homens como José. Com a garra, santidade, abertura incondicional, obediência cega e consciente… Dispostos a tudo para que o Verbo se faça carne. Foi assim com José. A nós cabe submeter, concretamente, a própria vida aos desígnios de Deus, que são revelados na mesma medida em que formos rezando numa intimidade tamanha que permita ao Senhor nos falar e que tenhamos, pela força que vem unicamente da oração, a coragem de dizer sim.

São José

Em toda história com seu povo, Deus sempre gostou e gosta de contar com alguém para, na fraqueza e fragilidade próprias da pessoa humana, manifestar seus desígnios, sua ação no mundo e assim confundir os fortes e poderosos.

Hoje, nós carregamos a certeza absoluta de que Deus está formando um povo para um tempo difícil, em que a fé, em sua maior genuinidade, será provada e por isso mesmo levada a seu momento mais importante na história e de toda humanidade. E nós somos esse povo que não é admitido por Deus como um montante, um número; são pessoas, somos nós, e é cada um que recebe, de forma pessoal e intransferível, uma revelação. (…)

Muitas histórias contam que José passou por muitas provas e sofrimentos, durante anos, para depois alcançar os méritos de ser pai adotivo de Jesus. Não percamos nada!

Como diz, de forma tão sábia e direta, Padre José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Shoenstatt: “O sofrimento é a escola dos filhos prediletos de Deus”.

Não duvidemos! Somos as novas famílias de Nazaré. Novos Josés e Marias… talvez nos mesmos sofrimentos!

Eu vivo em comunidade e sei avaliar bem até que ponto as pessoas, por causa principalmente de minhas limitações e pecados, têm o “poder” de me impedir de ser para Deus e para os outros tudo o que preciso ser e sou. Um dia isso precisa parar.

Esse dia chegou!

“Mas o Senhor virá!
Ele não tardará! Que eu seja santo, santo, santo!
Pois Deus é Santo, Santo, Santo!
Que a Santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá!”

A fibra de José não lhe deu nem tempo de imaginar o que pensaram a seu respeito quando assumiu Maria, quando fugiu para o Egito, quando voltou do Egito… e em tantas outras situações!

O que eu mais gosto de pensar é que São José, com sua santa hombridade, vive no Céu com a tarefa contínua de derramar sobre todos os homens esta visão de eternidade que sempre lhe conferiu intensa generosidade com Deus. Nada era sonegado; tudo era oferecido.

Leia mais:
::Oração para fazer diante de Jesus Eucarístico

Oração a São José

Ave, São José, homem justo, a sabedoria está convosco, bendito é Jesus, o fruto de Maria, vossa fiel Esposa.
São José, digno pai e protetor de Jesus Cristo, rogai por nós, pecadores, e obtende-nos de Deus a divina Sabedoria, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Ricardo Sá – Comunidade Canção Nova