exemplo

A espiritualidade de Santa Clara e o seu amor a Jesus

Uma pessoa idosa pode ser modelo de vida para os tempos de hoje? Alguém que viveu, há vários anos, pode ter algo a nos dizer? Certamente, você dirá: depende. Concordo. Vida superficial não encantará ninguém. Quem , contudo, viveu bem o seu existir, neste mundo, ou alguém que esteja vivendo bem a sua atual vida, mesmo que já tenha 80 anos, tem algo a dizer a nós que vivemos hoje.

Nosso Papa Francisco é muito admirado. Por quê? Principalmente pela sua coerência e liberdade. Ele é uma pessoa entregue a Deus e à Igreja. Não busca soberba nem a reputação deste mundo. Vive enamorado de Cristo e de Seu Evangelho. A mensagem de vida de Santa Clara de Assis, cuja festa celebramos dia 11 de agosto, é atual? Eu creio que sim. Venha comigo! Vamos lhe fazer uma visita, conversar com ela e conhecê-la mais. Ela, facilmente, fala da sua vida e do seu amor por Jesus Cristo.

Clara de Assis viveu, de 1193 a 1253, em Assis Itália. Aos 12 anos de idade, soube que Francisco renunciou à herança do pai, pois essa notícia enchera a cidade de Assis. Mais tarde, passou a se encontrar com Francisco às escondidas. Buscava, como ele, não uma vida de aparências e superficialidades, mas valores sólidos e quem pudesse preencher o todo do seu existir. Encontrou Jesus e começou a seguir Sua vida, Seus passos, especialmente os da humildade e da pobreza. Como Francisco, Clara foi se convertendo a Jesus Cristo – que de rico se fez pobre. Da vida de Jesus Cristo, a originalidade de Clara começou a brotar de seu interior, do seu enamoramento a Cristo: a irmandade e a pobreza. Ela percebeu que precisava ser como Ele.

A espiritualidade de Santa Clara e o seu amor a Jesus

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Conheça a mensagem de vida e espiritualidade de Santa Clara

Jesus Cristo se tornou o centro da vida de Clara. Como Jesus, em Clara foi crescendo a paixão por uma vida simples, e, como Jesus, sabor pelas pessoas deixadas de lado. Clara e suas companheiras não temiam a pobreza, o trabalho nem o desprezo do mundo. Cristo assim viveu.

Clara quis viver a irmandade, a fraternidade. E todos viam que ela, com suas companheiras, eram felizes. Traziam um segredo: Deus, Seu gosto e Sua vontade, revelados na vida de Jesus Cristo, que viveu como nosso irmão menor. Assim, por causa de Jesus Cristo, pobreza e irmandade não eram negociadas a nenhum preço. Da vida de Clara eram a espinha dorsal.

Clara vive a espiritualidade da união esponsal com Cristo. Assim, fala em olhar, considerar e contemplar a vida de Jesus Cristo. Isso significa olhar: deixar-se atingir pelo cerne do mistério da vida de Cristo; considerar: perguntar-se pelo significado da vida de Cristo intuída; contemplar: é o convite para repousar o olhar e assimilar a bonita e encantadora vida de Jesus Cristo. Clara ama Jesus. Responde a esse amor, seguindo-O, fazendo sua a vida do próprio Cristo. Assim, ela se enfeita com a vida de Jesus Cristo.

Leia mais:
::Por que São Francisco é o protetor dos animais?
::Temos algo a aprender com Maria Madalena?
::Curiosidades sobre os lugares onde viveu São João Batista
::Quem foi São Longuinho?

Muitas meninas seguiram e seguem o exemplo de Clara de Assis. No mundo, hoje, há 20 mil Irmãs Clarissas. Isso quer dizer que é uma vida para os tempos de hoje.

Banner Vocação


Dom João Inácio Müller

Dom João Inácio Müller é Bispo da Arquidiocese de Campinas (SP).