Reflita

Conheça algumas frases impactantes de Santa Faustina

Quando falamos da Divina Misericórdia, vem-nos à memória frases que Jesus disse a Santa Faustina e também as promessas que Ele fez a ela. Por isso, hoje, quero compartilhar com você alguns escritos de Santa Faustina que revelam um pouco do seu coração e sua busca de santidade.

Confira alguns relatos do Diário de Santa Faustina

(D.31) Podemos dizer que Irmã Faustina teve a imagem de sua canonização

Em determinado momento, vi multidões de pessoas em nossa capela, em frente dela e na rua, porque não cabiam nela [43] . A capela estava solenemente ornamentada. Junto ao altar, havia um grande número de membros do clero; em seguida, as nossas irmãs e também muitas de outras congregações. Todos aguardavam a pessoa que devia tomar o seu lugar no altar. De repente, ouvi uma voz que me dizia que era eu quem devia ocupar esse lugar do altar. Mas logo que saí de casa, isto é, do corredor, para atravessar o pátio e ir à capela, atendendo à voz que me chamava, todas as pessoas começavam a atirar em mim o que podiam: lama, pedras, areia, vassouras, de modo que, a princípio, hesitei, não sabendo se devia ir adiante. No entanto, aquela voz me chamava com mais força ainda e, apesar de tudo, comecei a andar corajosamente. Enquanto entrava na capela, as superioras, as irmãs e as educandas [44] , e até mesmo os meus pais, começaram a atingir-me com o que tinham à mão, de maneira que, quer quisesse quer não, tive que me dirigir ao lugar que estava reservado para mim no altar. Logo que ocupei o lugar reservado, (13) o mesmo povo, as educandas, as irmãs, as superioras e os meus pais começaram a estender suas mãos para mim e a pedir graças. Eu não estava zangada com eles por terem jogado contra mim todas aquelas coisas. Surpreendentemente, sentia de modo estranho um amor mais especial, justamente para com aquelas pessoas que me obrigaram a entrar mais depressa no lugar reservado. Naquele momento, a minha alma foi inundada por uma felicidade inconcebível e ouvi estas palavras: “Faz o que te aprouver, distribui graças como quiseres, a quem quiseres e quando quiseres”. Rapidamente, a visão desapareceu.

Conheças algumas frases impactantes de Santa Faustina

Foto Ilustrativa: Arquivo CN/ cancaonova.com

(D. 47-48) Pedido de Jesus para pintar a Imagem; em silêncio, irmã Faustina contemplava o Senhor

† 1931, dia 22 de fevereiro.

47 À noite, quando me encontrava na minha cela, vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para abençoar, enquanto a outra tocava-Lhe a túnica sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. Em silêncio, eu contemplava o Senhor. A minha alma estava cheia de temor, mas também de grande alegria. Logo depois, Jesus me disse: pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que essa Imagem seja venerada primeiramente na vossa capela e depois no mundo inteiro [63] .

48 Prometo que a alma que venerar essa Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na terra, a vitória sobre os inimigos, e especialmente na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória.

Leia mais:
.: História da devoção à Divina Misericórdia
.: Saiba qual é a origem da Devoção a Divina Misericórdia
.: A misericórdia é a mensagem do coração de Jesus
.: A confiança na Divina Misericórdia 

(D.57) Experiência com o sofrimento

O sofrimento é uma grande graça. Pelo sofrimento, a alma assemelha-se ao Salvador. No sofrimento, cristaliza-se o amor. Quanto maior o sofrimento, tanto mais puro torna-se o amor.

(D.65) A dificuldade com a panela de batatas

Em determinado momento, no noviciado, quando a madre mestra me designou para a cozinha [84] das crianças, fiquei imensamente preocupada com isso, porque não podia dar conta das panelas, pois eram muito grandes. O mais difícil era escoar a água das batatas; algumas vezes, a metade das batatas caía fora. Quando contei isso à madre mestra, ela me respondeu que, aos poucos, eu me acostumaria e adquiriria prática. Contudo, essa dificuldade não desaparecia, visto que as minhas forças diminuíam dia a dia e, em consequência da falta de forças, eu me esquivava quando era preciso escoar a água das batatas. As irmãs começaram a perceber que eu me furtava a esse trabalho, e ficaram muito admiradas; não sabiam que eu não podia ajudar, apesar de me esforçar com todo o meu zelo e de não poupar a mim mesma. Ao meio-dia, no exame de consciência, queixei-me a Deus daquela falta de forças. Então, ouvi na alma estas palavras: De hoje em diante, farás isso com grande facilidade. Fortalecerei as tuas forças. Ao anoitecer, quando chegou a hora de despejar a água das batatas — apressei-me por primeira, confiante nas palavras do Senhor. Com toda a facilidade, peguei a panela e derramei a água perfeitamente bem. Mas quando tirei a tampa, para deixar sair o vapor das batatas, em vez de batatas vi dentro da panela ramalhetes inteiros de rosas vermelhas, tão belas que é difícil descrevê-las. Nunca tinha visto rosas assim. Fiquei atônita com o fato, sem compreender o seu significado, [85] mas, nesse momento, ouvi uma voz na alma: Estou transformando o teu trabalho tão pesado em buquês das mais belas flores, e o seu perfume eleva-se até o Meu trono. A partir daí, eu procurava tirar a água das batatas não somente durante a minha semana [86] , designada (27) para eu cozinhar, mas também na semana [87] das outras irmãs, substituindo-as nesse trabalho. Não apenas nesse trabalho, mas em todo trabalho pesado procurava vir em auxílio por primeiro, visto que verifiquei quanto isso era agradável a Deus.

(D.70) Não me atrasarei nem um só passo na caminhada para Vós

Só Jesus sabe como é pesado e difícil cumprir as obrigações quando a alma se encontra nesse estado de tormentos interiores; as forças físicas diminuem e a inteligência se obscurece. No silêncio do meu coração repetia a mim mesma: “Ó Cristo, para Vós as delícias, a honra e a glória, e para mim o sofrimento. Não me atrasarei nem um só passo na caminhada para Vós, ainda que os espinhos firam meus pés”.

(D.72) O céu e a terra poderão mudar, mas não se esgotará a misericórdia de Deus

Embora o pecado seja um abismo de maldade e ingratidão, o preço ofertado por nós é sempre incomparável — por isso, que toda alma confie na Paixão do Senhor, e tenha esperança na Misericórdia. Deus a ninguém nega a Sua misericórdia. O céu e a terra poderão mudar, mas não se esgotará a misericórdia de Deus.

Gabrielle Sanchotene
Missionária da Comunidade Canção Nova

banner_espiritualidade