▶️ Assista

O que é o Cerco de Jericó?

Para responder o que é o Cerco, gostaria de falar o que a fé é capaz de fazer em nossa vida. Não apenas uma fé da qual ouvimos falar, e sim provada na vida através das realidades que enfrentamos. Quem não viveu experiências humanas que chegou ao ponto de falar: “Agora só Deus? Se não for o Senhor nesta situação, é impossível prosseguir ao ponto de se abandonar nas mãos do Criador e colher os resultados”.

O que pretendo propor, neste livro “Cerco de Jericó – O Mal Vai Sucumbir e as Muralhas Vão Cair”, é um caminho de subida em sua vida espiritual. Precisamos sair do superficial para mergulharmos em uma maior intimidade com Deus. Resolvi escrever sobre o Cerco de Jericó, mas também vamos caminhar com São Miguel Arcanjo e várias Orações de Cura e Libertação que têm feito bem a tantas pessoas, mas que, infelizmente, muitos não conhecem esse meio de crescimento espiritual e, por isso, sofrem e não experimentam a bênção de Deus.

Cerco de Jericó, uma caminhada de fé

Aqui também colocarei algumas orações espontâneas para serem rezadas no Cerco e ainda outras orações que nos ajudarão a viver melhor nossa caminhada de fé. Junto com passagens bíblicas contextualizadas na oração de combate e vitória em Deus, também rezaremos terços, como o Terço Mariano, Terço das Lágrimas de Sangue e Terço da Libertação, pois, aquele que invocar o nome do Senhor não ficará sem resposta (cf. Jr 33,3).

Quero chamar a atenção para o Terço das Lágrimas de Sangue, que aprendi ainda na minha juventude, após meu encontro pessoal com Deus, em um retiro para jovens, em Blumenau – SC. Você pode acompanhar meu testemunho no livro “Recomece, Deus acredita em você”, o qual tem levado muitas pessoas a descobrirem o valor de ser de Deus e a importância de não pararem nos limites e erros passados, pois Deus sempre nos dá uma nova chance para reescrevermos uma nova história. Com Deus é possível ressignificar e retomar nossa caminhada.

Sua vida pode ser mudada pela oração

Outro livro que já escrevi chama-se “O poder da oração sincera: conheça a força transformadora de fé a exemplo de Jabes”. Além das orações que estão nesse livro, eu o convido a conhecer a história de Jabes, um jovem que tinha tudo para dar errado, mas que teve a sua vida mudada pela oração. Aqui destaco o poder da oração, mas uma oração pura e sincera que flui do fundo do coração.

Ao escrever um livro, sempre procuro perguntar a Deus qual é o caminho pelo qual devo seguir, qual é o objetivo e quem quero atingir. Não escrevo só porque gosto, e sim por uma necessidade que vou captando no decorrer da minha vida missionária.

Leia mais:
.: Terço da vitória pelo Sangue de Jesus
.: Como fazer uma oração de cura e libertação eficaz?
.: Oração de libertação pelos males que nos atormentam
.: Orações para a cura espiritual e quebra dos laços do mal 

Você pode estar se perguntando: mas por que escrever um livro com este tema se já há vários publicados no mercado, como, por exemplo, o livro do padre Alberto Gambarini, padre Marlon e Ironi Spuldaro? Todos são livros maravilhosos que ajudam muita gente que, com certeza, indico para seu crescimento espiritual. Mas resolvi escrevê-lo porque trago algumas novidades do Cerco e acrescento orações que o levarão a um caminho maravilhoso com Deus. Talvez, você seja aquela pessoa que diz: “Vejo uma luz no fim do túnel, mas não é da esperança, e sim do trem que vem para passar por cima de mim”. Mesmo que você esteja nesse estado, quero convidá-lo a dar um passo na fé. Se ainda não participou de um Cerco de Jericó, não perca tempo. São muitas as bênçãos reservadas para você. Mesmo que não tenha Cerco na sua paróquia, neste livro, o que eu proponho são os meios de você rezar e também convidar outras pessoas da sua casa, bairro ou cidade para cercarem com orações as situações que vivemos.

Sejamos homens e mulheres virtuosos

No entanto, não quero aqui lhe propor um caminho fácil, pois fácil é ir para baixo, para o abismo. Uma vida de facilidade é uma vida sem objetivos e sem virtudes. O homem só se torna virtuoso renunciando a si mesmo e aos seus vícios, focando no chamado e na missão que Deus lhe confiou.

O céu é para gente forte, guerreira, “teimosa” consigo mesma, persistente e confiante na Misericórdia do Senhor. O medíocre vai viver na média, se contenta com pouco, vive em cima do muro e reclama de tudo.

Portanto, fazer um Cerco de Jericó não é, e não pode ser, algo mágico, porque exigirá doação, docilidade e perseverança. Um dado importante nas quedas das muralhas é que a batalha começou depois que as muralhas caíram. Corremos o risco de fazer um Cerco e achar que, após sete dias, estará tudo resolvido, mas os sete dias nos preparam para o enfrentamento que virá. Os sete dias e as seis noites nos fortalecem para que não pereçamos na perda, na dor, no sofrimento ou na aridez espiritual. Quem faz um Cerco de Jericó com essa intenção, com certeza, sairá mais fortalecido e renovado.

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

banner - cerco-de-jericó