entenda

Homem e mulher criados à imagem de Deus

Caro leitor, quando se fala na expressão “criados à imagem de Deus”, por motivos muito compreensíveis, o primeiro texto bíblico que se faz presente na lembrança da maioria das pessoas é aquele que pode ser encontrado no primeiro capítulo do livro do Gênesis: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26).

São Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica, explica que a imagem refere-se a algo que surgiu por imitação de outra coisa. Assim, por ser imitação de algo, a imagem é sempre dependente daquilo que deu sua origem. Para exemplificar, nosso Doutor Angélico apresenta o exemplo da imagem de um homem refletida no espelho. Neste exemplo, a imagem de uma pessoa refletida numa superfície polida é semelhante e procede necessariamente dessa mesma pessoa.

Porém, São Tomás deixa claro que, ao dizer que no homem está a imagem de Deus, é preciso levar em consideração que não se trata de uma imagem perfeita, ou seja, embora ela possua certa aproximação. Em outras palavras, ainda existe uma distância de perfeição que deve ser considerada. Somente Jesus Cristo é a imagem perfeita do Pai. De qualquer maneira, pode-se dizer que, de todas as criaturas desse mundo terreno, o homem é a que mais se aproxima do seu criador.

Homem e mulher criados à imagem de Deus

Foto ilustrativa: kupicoo by Getty Images

Características que nos tornam imagem de Deus

Mais especificamente existem algumas características impressas por Deus no homem que o torna imagem de Deus. A primeira delas é sua alma racional. O homem, dentre as demais criaturas, é o único que possui esse atributo divino. A tradição da igreja ainda nos ensina que esta alma racional é imortal e dota cada ser humano de uma genuína afinidade com o Criador. Essa identidade entre o homem e Deus é tão grande de modo que ele foi elevado à dignidade de filho de Deus e incorporado ao seu Reino e ao seu corpo místico.

Liberdade

Outro sinal privilegiado de que o homem é imagem de Deus refere-se à liberdade que se lhe foi concedida por seu Criador. Dessa forma, Deus criou o homem livre para que ele pudesse decidir, por sua própria vontade, a busca pelo seu Criador e, assim, alcançar a total e beatífica perfeição. Liberdade, portanto, não é ter a possibilidade de fazer tudo aquilo o que se deseja – isso seria livre arbítrio -, mas de escolhermos sempre pelo que é bom, justo e belo.

Diante dessa liberdade maravilhosa, cada um de nós é chamado à vivência de uma responsabilidade consciente e afastar-nos de todo o pensamento que nos leva a acreditar que a liberdade consiste em ser o homem o seu próprio fim. O fim de todas as coisas é Deus, por isso, a liberdade é uma maneira que temos de nos aproximar d’Ele, jamais de nos afastar. Sendo assim, se estamos escolhendo algo que nos priva do nosso Criador, não estamos sendo livres, senão escravos das paixões e dos vícios.

Leia mais:
.:Qual é o lugar mais adequado para rezar?
.:Qual a diferença entre deísmo e teísmo?
.:A influência de São José na personalidade de Jesus
.:O que é indulgência plenária? Como alcançá-la no Ano de São José?

Vontade

O homem é imagem de Deus porque também possui outro atributo: a vontade. Um cão, ou qualquer outro animal, por mais “inteligente” que possa parecer, não pode obedecer por vontade própria a voz da sua consciência. Pode até obedecer ao seu dono, mas não o faz segundo sua consciência, mas segundo o seu instinto. Somente o homem tem a consciência de possuir consciência e, por causa disso, dispõe de vontade esclarecida. Exclusivamente o homem, por meio de sua vontade, é capaz de se orientar a si mesmo e toda sua vida para o Sumo Bem.

Em suma, o ser humano não é uma criatura qualquer, ele foi querido por Deus e por Ele amado até o extremo. No DNA humano, portanto, existem vestígios incontestáveis do DNA divino e jamais ninguém poderá retirá-lo.

Deus abençoe você e até a próxima!