Saiba mais

A figura do padrinho na vida da criança

Muito se fala sobre a escolha de madrinha, mas poucos textos nos remetem ao tema da seleção do padrinho. Parece ser uma tarefa fácil, porque normalmente os pais se lembram de alguém conhecido, ou do núcleo familiar ou de
importância na vida socioeconômica da família, entretanto, deve investir tempo em escolher que testemunhe uma vida cristã, vivendo os sacramentos recebidos e estão decidido a assumir um compromisso para a vida inteira do afilhado. Essas, às vezes, são mais características nas mulheres do que nos homens; ea procura se torna maior e, às vezes, mais difícil de encontrar um padrinho.

Outra dificuldade é que alguns pais não conhecem o verdadeiro papel de um padrinho, e este, ao aceitar também o convite, desconhece os compromissos a serem assumidos. Na escolha do batismo de criança, esse padrinho deve se tornar a vida de cristão acompanhando todo o ciclo de vida cristã, ensinando a palavra de Deus e testemunhando a fé professada, auxiliando pais na religiosa da educação.

A figura do padrinho na vida da criança

Foto Ilustrativa: por Getty Images / FG Trade

Qual é o papel do padrinho?

O padrinho de consagração assume rezar e estar junto como Maria . Na triagem do padrinho de crisma, deve ser direcionada a uma pessoa que vai ajudar no amadurecimento da fé do seu afilhado, normalmente o jovem ou adulto participa dessa definição. Na eleição do padrinho de alguém, os noivos devem pensar em casamento de casamento que vai ajudar-los horas de casamentos de armonia e dificuldades que surgem no decorrer do matrimônio. Como pai espiritual vai assumir uma responsabilidade na vida real do – commônio, pais – seja participar como um exemplo vivo, um padrinho cristão verdadeiro que transmite valores morais e.

A Igreja apresenta os pré-requisitos para essa seleção: alguém que aceite exercícios esse encargo; idade a partir de dezasseis anos, católico que tenha recebido os sacramentos e vida em conformidade com a fé; não é passível de punição canônica legalmente imposta ou declarada e que não seja o pai ou a mãe.

Leia mais:
.: Como escolher os padrinhos de batismo para meus filhos?
.: Dois homens e duas mulheres podem ser padrinhos de batismo?
.: Terço pelos afilhados
.: Por que, no batismo, consagrar a criança a Nossa Senhora? 

Criar um elo com as crianças

Aos paise afilhados cabe a escolha, ao padrinho a reflexão antes de aceitar, se é capaz de assumir essa responsabilidade, auxiliar e substituir os pais se estes virem a faltar. Buscar criar vínculos com o afilhado, os irmãos, ser parceiro e cotidiano dos pais no decorrer das situações, buscar momentos de intimidade para ouvir, brincar e compartilhar sua vivência com Deus. A proximidade vínculo e abertura para desenvolver uma amizade, um elo de confiança e certeza no afilhado de que pode contar com uma pessoa criada que pode contar com uma pessoa criada. Alguns padrinhos focam nos presentes, mas o mais importante é estar presente na rotina e nos dados importantes que maisrem o carinho e o amor que lembram os afilhados. Estar junto dos momentos de conquistas e derrotas, mesmo que seja de forma virtual.

A missão mais importante é lembrar de rezar pelo afilhado sempre, todos os dias, para que possa encontrar a salvação, andar lado a lado oferecendo apoio espiritual.

No mundo atual, poucos querem assumir esses compromissos, é mais fácil testemunhar no dia em que o sacramento será administrado ou convite por não querer acompanhá-los no seu crescimento humano e cristão. Mas quem é chamado para essa responsabilidade exerce um papel valioso e importante na vida de um cristão, pois oferece um apoio e uma inspiração para um modelo de vida cristã. Caso não se sinta capaz, tenha a confiança de reconhecer que não está preparado para assumir tal responsabilidade devido ao seu modelo de vida e sua participação na Igreja. É preferível recusado antes a não cumprir depois com suas obrigações.

Equipe Formação Portal Canção Nova

bandeira pais e filhos