Sagrada Escritura

Dai-nos a sabedoria e o juízo reto

O mês de setembro é dedicado, no Brasil, a uma maior e crescente atenção à Bíblia, nosso Livro Sagrado, a ser tocado diariamente com o beijo dos lábios do coração, a fim de iluminar todos os passos a serem dados. Para este ano, a proposta é estudar e rezar o Livro da Sabedoria, tendo como tema: “Para que nele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria” e o lema: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6a).

Vejamos a linda experiência de Salomão (Cf. I Rs 3, 5-14): “O Senhor apareceu a Salomão em sonho durante a noite, e Deus lhe disse: “Pede o que te devo dar”. Salomão respondeu: ‘Dá ao teu servo um coração que saiba perceber a verdade, para julgar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar este teu povo tão numeroso?’ O Senhor gostou que Salomão tivesse feito tal pedido. Por isso, Deus lhe respondeu: ‘Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida nem riquezas nem a morte dos teus inimigos, mas pediste o discernimento para prestar ouvidos ao direito, eis que eu cumpro o teu pedido e te dou um coração tão sábio e prudente como não houve nenhum outro antes de ti e nem haverá depois. Dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e glória, em toda a tua vida, como jamais houve entre os reis. Finalmente, se andares nos meus caminhos, guardando os meus preceitos e mandamentos, a exemplo de teu pai Davi, eu te darei uma longa vida’”. O mesmo pedido é reportado no citado livro da Sabedoria (Sb 9,1-8).

Dai-nos a sabedoria e o juízo reto

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Ao propor-nos a escolha da sabedoria, a Escritura toca nas preferências de nossas vidas

Ao propor-nos a escolha da sabedoria, a Escritura toca nas preferências de nossas vidas. O que queremos? Que ideias e que ideais norteiam a nossa vida? O que significa preferir? Trata-se de uma escolha que precede todas as outras, dando-lhes o sentido correto. O livro do Eclesiástico (Cf. Eclo 24,23-27) identifica a Sabedoria com a Lei de Deus. “Ela, a Lei, transborda de sabedoria, inunda de inteligência, como o Eufrates, e como o Jordão, nos dias da colheita; espalha, como o Nilo, a instrução.”

A Sabedoria conhece as coisas passadas e as futuras (Sb 8, 8). Mas isso é de Deus! Ela conhece, pois, o que é de Deus, o que Deus pensa, o Seu projeto, Seu desígnio desde toda a eternidade. Ela faz memória, guarda no coração, percebe o Senhor atuando no presente. O povo de Israel é o povo da escuta, o povo da memória. Aí está a sua sabedoria. Mas não é um saber qualquer, é um saber religioso, que revela e vai ao encontro do que Deus realiza na história da salvação. Sabedoria é descobrir o tempero que Deus deixou nos acontecimentos e na história.

Cristo é a sabedoria de Deus!

São Paulo entendeu isso: “Cristo é a sabedoria de Deus!” (Cf. 1 Cor 1, 20-30). “Onde está o sábio? Onde o letrado? Onde o pesquisador das coisas deste mundo? Não transformou Deus em loucura a sabedoria deste mundo? Uma vez que na sabedoria de Deus o mundo não O reconheceu pela sabedoria, aprouve a Deus servir-se da loucura da pregação para salvar os que creem. Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas poder e sabedoria de Deus para os chamados, quer judeus, quer gregos”. Podemos, então, afirmar que Sabedoria é o pensamento e o projeto de Deus, em Cristo, desde toda a eternidade.

Os dons do Espírito Santo nos fazem participar de modo divino da vida de Cristo. Consequência é que começamos a agir por inspiração divina. O cristão vai tornando habitual e predominante o exercício dos dons do Espírito. Um deles é a Sabedoria! Outro dom, a ela ligado, é o do Conselho, com o qual o Espírito Santo nos leva a tomar decisões corretas no comportamento diário. Para que se atue em nós o dom do Conselho, ouvir a Escritura, olhando para ela a partir de seu centro, que é Jesus Cristo. Olhar também para dentro do coração, onde Deus, pela virtude do Espírito Santo, habita em nós, o que suscita profundidade e serenidade! Depois, procurar pessoas inspiradas por Deus, o irmão acolhido, amado, ouvido, reconhecido como conselheiro. Se Cristo, na Escritura, encontra Cristo em você, e o mesmo Cristo nas pessoas que são “conselheiras”, emerge a presença de Deus, de forma nova e intensa. Em todo encontro, buscar o irmão Jesus Cristo, buscar a Trindade em cada criatura e confrontar com o que o Espírito Santo diz no íntimo de cada pessoa que ouve.

Leia mais:
.: A sabedoria vem de Deus e para Ele nos conduz
.: Oração para pedir o Dom da Sabedoria
.: Como formar pessoas sábias em nossa sociedade?
.: Mais escuta, melhor juízo

O discernimento necessário

São indicações muito práticas, pois nos levam a guardar a lei de Deus com o necessário discernimento, certos da convicção testemunhada na Sagrada Escritura (Cf. Dt 4,1-8): “Eu vos ensinei leis e decretos, conforme o Senhor meu Deus me ordenou para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. Guardai-os e ponde-os em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência diante dos povos. Ao tomarem conhecimento de todas essas leis, dirão: ‘Sábia e inteligente é, na verdade, essa grande nação’. Qual a grande nação que tenha leis e decretos tão justos quanto toda esta Lei que hoje vos proponho?”.

O discernimento que é resultado da ação do Espírito Santo em nós dará condições para estabelecermos prioridades e distinguirmos os passos a serem dados. Assim conduzidos, seremos sábios para não cair no relaxamento nem no escrúpulo (Cf. Mc 7,21-23). Em tempos como os que correm, com a situação social e política em nossa nação, será muito importante aprender a distinguir o que deve ser feito ou dito, conscientes do ensinamento do Senhor: “É de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”.


Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém – PA.