Amor misericordioso

Conheça e entenda os cinco defeitos de Jesus Cristo

Os cinco defeitos de Jesus

Esses cinco defeitos de Jesus são inspirados na obra Testemunhos da Esperança do saudoso Francisco Xavier Van Thuan, um cardeal vietnamita que cultivou a todos com seu testemunho de verdadeiro homem de Deus, que soube, com sua vida, testemunhar o Evangelho.  A vida inteira de Van Than foi um grande testemunho de esperança, que enche de amor o tempo presente. Prisioneiro pelo regime comunista durante mais de 12 anos, nove dos quais ficou em total isolamento, não ficou de “braços cruzados” esperando sua libertação, pelo contrário, fez-se amigo dos carcereiros e os evangelizou com atitudes e obras.

-Conheça-e-entenda-os-cinco-defeitos-de-Jesus-Cristo-

Foto: PeteWill

Entre muitas coisas feitas na prisão estão elas: construiu para si um crucifixo, celebrou a Eucaristia com duas gotas de vinho e uma de água na palma da mão e também, neste período, escreveu três livros. Após uma vida brilhante e virtuosa, morreu vitimado pelo câncer em setembro de 2002. Por tudo isso e muito mais, está em processo de beatificação. Vejamos então quais são estes cinco defeitos de Jesus:

.: Baixe o aplicativo da Canção Nova

Primeiro defeito: Jesus não tem boa memória

Durante sua agonia, no alto da cruz, o ladrão que estava à sua direita disse: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu reino” (Lc 23,42). Jesus poderia ter respondido: “Posso até lembrar de você, mas para isso terá que passar pelo menos 20 anos no purgatório, pagar primeiro pelo o que tu fez”. Como nos narra o Evangelho, não foi isso que Jesus falou. Ele disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43). Naquele momento, todos os pecados daquele homem foram esquecidos.

Algo semelhante aconteceu em outros momentos, como a mulher pecadora que banha Seus pés com perfume. Jesus não perguntou nada sobre sua vida passada; naquele momento, simplesmente, Ele a acolheu. Por isso mesmo diz: “[…] Seus numerosos pecados estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor…” (Lc 7,47).

Assim, poderia citar também a parábola do filho pródigo, em que o pai não quer saber do passado do filho, mas se alegra com sua volta. A memória de Jesus não é como a nossa, e, graças ao Seu infinito amor, quando nos arrependemos, Ele esquece nossos pecados.

Segundo defeito: Jesus não sabe matemática

A parábola da ovelha perdida demonstra claramente que Jesus não sabe matemática. Diz Jesus: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? (Lc 15,4). Ele põe em risco noventa e nove em vista de uma ovelha simplesmente. Isso para dizer que cada pessoa tem um valor único e exclusivo. Deus ama pessoalmente cada pessoa, e Seu amor por cada pessoa ignora os cálculos humanos.

Terceiro defeito: Jesus desconhece a lógica

Certa mulher possuía dez dracmas e acidentalmente perde uma. Depois ao achá-la, convidou suas amigas e promoveu uma festa por ter encontrado a moeda perdida. Duas coisas ilógicas podemos perceber aqui. A primeira é o convite desnecessário das suas amigas, convidá-las para festejar por ter encontrado a dracma perdida. E mais ainda, talvez a festa lhe tenha custado mais que o valor da moeda perdida. Ele conclui a parábola dizendo: “Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. A lógica de Jesus difere da nossa, pois Ele não vê a multidão, mas cada um em particular.

Quarto defeito: Jesus é um péssimo marqueteiro

Ao tratarmos de publicidade, a coisa mais lógica é trabalhar com boas promessas para motivar quem quer entrar para o negócio proposto. Se o assunto é um emprego, um bom salário é uma excelente motivação. Mas com Jesus não foi bem assim. Para Seus discípulos, aqueles que estavam com Ele na missão de anunciar o Reino de Deus, que tinham deixado tudo para segui-Lo, Ele não garantiu nem o básico, isto é, nem comida, veste ou moradia.

Certo escriba o procurou com a intenção de tornar-se Seu discípulo. Ele lhe respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8,20). Com isso, ele declara que a recompensa de todo ser humano não está neste mundo, mas no mundo futuro, isto é, no paraíso.

Quinto defeito: não entende de finanças nem de economia

Para compreendermos esse quinto defeito de Jesus, basta recordarmos a parábola dos operários da vinha. Ele disse em parábola que “o Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha” (Mt 20,1-16). O proprietário saiu em diferente horários do dia fazendo o mesmo convite. Ao chegar o momento do pagamento, deu o mesmo salário a todos, a começar pelos últimos até chegar aos primeiros.

Imaginemos se Jesus fosse um administrador de uma empresa, de uma comunidade, de uma paróquia… Ao agir dessa forma, Ele iria à falência com certeza! É algo absurdo pagar o mesmo salário para quem trabalhou oito horas de serviço e para quem trabalhou apenas uma hora. Do ponto de vista financeiro, é injusto tal pagamento.

Leia mais:
::A amizade segundo Santo Agostinho
::Catequese: o significado do jumento no contexto bíblico
::Por que as pessoas se inclinam quando passam diante de uma capela ou altar?
::Por que devo fazer o sinal da cruz quando passo por uma igreja?

Amor e misericórdia

Poderíamos nos perguntar: por que Jesus possui esses defeitos? São João nos apresenta uma resposta clara e objetiva: porque Ele é amor! (cf. 1Jo 4,16). Precisamos também compreender que a lógica de Deus é completamente diferente da nossa. Graças ao Seu infinito amor, Ele permanece fiel mesmo quando somos infiéis ( 2Tm 2,13). Para com os pecadores Jesus age sempre com amor e misericórdia.

Devemos, portanto, ficar felizes com os defeitos de Jesus, que, graças a Deus, são incorrigíveis. Por isso mesmo, não nos esqueçamos nunca que temos um Deus que nos ama com amor infinito.