Reflexão

Como interceder no poder do Espírito Santo?

“Interceder é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus.” (CIC 2635) Essa afirmação do Catecismo da Igreja Católica é a melhor maneira de iniciarmos este artigo que você lê agora, caro irmão leitor. E mais uma vez, vamos juntos, você aí e eu aqui, mas os dois de coração aberto, pois Deus quer instruir e inspirar.

Desde o seu batismo sacramental, você foi revestido de uma tríplice unção, aquela cerimônia que, quando terminada, sacramentou na sua alma que, a partir dali, você foi constituído espiritualmente rei, sacerdote e profeta. É marca indelével, ou seja, não sai, mesmo que você decida não corresponder à tamanha graça!

Por que, então, não corresponder a uma missão dada pelo próprio Deus, se o que Ele reservou para nós e por meio de nós é bom e perfeito?

Como interceder no poder do Espírito Santo?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Recordemos o que Ele disse através do profeta Jeremias: “Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um projeto de felicidade, não de sofrimento, dar-vos um futuro, uma esperança” (cf. Jr.29,11)

Quero interceder com a força do Espírito Santo

À medida que você avança na sua relação com o Espírito Santo, vai lhe sendo revelado o que o Espírito consegue fazer através de sua vida. Não é mérito humano, mas, acima de tudo, submissão ao amor de Deus.

Os que experimentam o poder de Deus precisam, dependem dos que se colocam à disposição do Senhor, e eu os chamo de “facilitadores”. Eles sabem que o poder não provém deles, mas têm consciência de que passa por eles.

Você quer ser um facilitador do poder de Deus? Potencialize seu relacionamento com o Espírito Santo.

Há diversos relatos bíblicos de homens e mulheres subordinados ao Senhor e que confiavam, absolutamente, no poder do Espírito Santo, afinal, o Ele não decepciona os que recorrem a Ele.

Interceder, no poder do Espírito Santo, é colocar o Espírito Santo dentro (in).Você pode perguntar: dentro de onde?

Dentro das situações que você está enfrentando e que, seus argumentos, seus esforços humanos, seu intelecto, sua persuasão, seu poder de influência não mudaram a realidade.

É aí, caro amigo leitor, que o Espírito Santo, Aquele que nos convence (cf. Jo.16,13), entra em cena e nos mostra que só o poder d’Ele pode mudar o final!

O livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 12, relata um dos momentos mais delicados e difíceis da vida do Apóstolo Pedro: “Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, mandou prender também Pedro. Eram os dias dos pães sem fermento. Depois de prender Pedro, Herodes o lançou na prisão, guardado por quatro turnos de quatro soldados. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo depois da festa da Páscoa. Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja orava continuamente a Deus por ele.” (Atos 12,1-5)

O desfecho dessa história está nos próximos versículos, que eu lhe convido a meditá-los na sua Bíblia depois que você terminar de ler o artigo, combinado? Destaco, contudo, de modo especial, o versículo 5:  “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja orava continuamente a Deus por ele”.

Leia mais:
.: Quando a tribulação vem, como você age?
.: Confira três princípios espirituais contra as tribulações
.: Quando oramos, o Espírito Santo nos é derramado
.: A oração em línguas é um dom do Espírito Santo

A situação de Pedro era, humanamente, irreversível, ele seria julgado, condenado e morto, mas o poder do Espírito Santo entrou em ação a partir da intercessão da Igreja, que orava continuamente por ele, ou seja, Pedro preso do lado de dentro, e a Igreja do lado de fora em intercessão!

Não havia, nesse caso do apóstolo, qualquer empenho humano que mudasse a sentença dada por Herodes, então, os fiéis decidiram colocar o Espírito Santo dentro daquela causa, dentro daquele cárcere, para que o Seu poder pudesse agir.

Da mesma forma que Pedro encontrou nos seus amigos poderosos intercessores, hoje, você precisa ser para sua família, para sua cidade, para as nações, esse valoroso facilitador do poder de Deus.

Coloque-se em oração

É bem provável que você conheça alguém que está vivendo um tempo de grande tormenta, de tribulação pesada, tempos de grandes batalhas para que haja libertação de vícios na família, tempo em que é preciso uma retomada de consciência, de retorno ao temor a Deus.

Coloque-se em oração, pois essas pessoas precisam de ajuda. Ajude-as com a sua intercessão no poder do Espírito!

Concluo este artigo com um precioso ensinamento de São João Crisóstomo, Doutor da Igreja, um dos santos a quem muito recorro no meu apostolado missionário.

“O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus.”

Você está esperando o que para participar do poder de Deus?