Proteção

Anjos de Deus, nossos defensores

Os anjos são enviados por Deus para nos auxiliar e proteger

Quantas dificuldades para que os anjos nos guardem no caminho! Como não dizer que os desafios não vão chegar nem que nada vai nos acontecer? Isso não existe e não é por isso que eles [anjos] existem, mas sim para guardar o nosso caminho ao lugar prometido de Deus.

Que os anjos nos guiem pelo caminho, não retirando as coisas difíceis, mas nos guiando ao lugar a nós preparado por Deus: o céu. Isso também não significa que devamos aceitar ajuda de qualquer “anjo”. Hoje, há revistas sobre muitos anjos, mas não é desse tipo que estamos falando (anjos em forma de menino com asas, os quais flecham alguém para o amor). Como não havia como explicar o amor, então criaram o cupido, para encher as pessoas de sentimentos. Os cupidos não são os santos anjos. Há também os anjos malvados, que “ficam em nossos ouvidos,” e até o anjo da morte! Enfim, surgiu uma infinidade de anjos pelo mundo, mas não os santos anjos.

Anjos de Deus, nossos defensoresFoto: Arquivo/cancaonova.com

Anjos nos guiam para o céu

Os santos anjos foram criados para nos guiar para o céu. Existem os anjos enviados por Deus e há também os que combatem a nosso favor. Assim como o Senhor nos fala, o anjo que habita sobre a proteção do Altíssimo são os ““carteiros divinos””, os que trazem uma mensagem que não é deles, mas do Senhor.

Arcanjo Miguel tem autoridade e é conhecido pela Palavra: ‘“Quem como Deus”’. Ele guardará com a própria proteção da Palavra. ““Mas se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários”” (Êxodo 23,22). Quantas vezes cometemos o erro de tentar resolver as coisas por nós mesmos! A Palavra nos convida a darmos atenção à proteção que Deus nos deu. Como a proteção divina (e o nosso inimigo, que não são pessoas, mas realidades espalhadas pelo ar, porque é o único inimigo que temos), os anjos colocam Deus entre nós e eles.

Quantas vezes chamamos as pessoas que são nossas amigas com a palavra “anjo”, não é assim? Quando dizemos que alguém é um anjo, é porque ele é uma boa pessoa e um bom amigo, alguém que nos ajuda a crescer. É isso: a amizade tem de transformar diversos caminhos da vida.

Nossos defensores do mal

Os anjos são aqueles que contemplam Deus face a face. Contemplam-No, porque, a partir da contemplação, aprendem a louvar. Eles lutam com a ação de graças ao Todo-poderoso, essa é a arma deles. Quando nos colocamos diante de alguém maravilhoso, dizemos que estamos “com o queixo caído” e, naturalmente, soltamos uma palavra de admiração e louvor. Imaginem a face de Deus?

Fomos criados para o serviço dos homens e para adorar ao Senhor. Os anjos, ao verem o Altíssimo, vivem o louvor e a adoração sem fim. É algo muito poderoso, e podemos fazer o mesmo. Ao fazermos isso, expulsamos os que não O querem contemplar. Fomos criados para o serviço dos homens e para adorar a Deus. Os anjos decaídos se aproveitam de nossa fraqueza para nos derrubar; – e nós, que não somos resistentes, – precisamos do auxílio desses seres enviados por Deus.

O Senhor nos apresenta a criança como modelo, como a maior no Reino do Céu, pois essa santa inocência é que nos leva ao céu. Desejo de depender somente do Todo-poderoso, assim como as crianças dependem dos pais, esse é o desejo do Senhor. Quando dependemos de alguém que é capaz de realizar o que promete, então, ficamos tranquilos. E quem não quer depender do Senhor entra no desespero.

Leia mais:
.: Oração ao Anjo da Guarda, poderoso protetor
.: Quem é o meu anjo da guarda?
.: O auxílio dos anjos
.: Um anjo na nossa vida

Os anjos vem ao auxílio

Sabemos que dependemos do Senhor, mas não tem como sabermos do tempo d’Ele. Quantas vezes temos nossas vontades e nosso próprio tempo? Mas sem reconhecer a dependência do Senhor, nós nos revoltamos e nos desesperamos. Nesses momentos, os anjos que disseram “’sim’” a Deus vêm em nosso auxílio.

Ainda dá tempo de voltar atrás e recomeçar. Não se entregue! A resposta de Deus: “Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei” (Êxodo 23,23). Quando acaba a nossa força, o Senhor nos dá a ajuda necessária por intermédio desses seres celestes. Mas é preciso confiar. Tenha fé e olhe que a vida não acabou e estamos caminhando.

Quantas vezes encontramos, nas Sagradas Escrituras, os anjos que vêm em nosso auxílio, como, por exemplo, ao soltarem Pedro e Paulo, pois estão presentes o tempo todo. E como no Salmo 90, 1: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”

Não tenha medo!

Formação Canção Nova