Via de santificar

10 conselhos do Papa emérito Bento XVI aos jovens

Jovens, escutem e vivam, diariamente, os conselhos de Bento XVI

Bento XVI deixou para os jovens alguns conselhos para viver uma vida de santidade e próxima de Deus, por isso escute e reflita atentamente.

1 – Não esquecer Deus

Não se esqueçam: Deus é amor. O homem que esquece Deus fica sem esperança e torna-se incapaz de amar seu semelhante. Por isso, é urgente testemunhar a presença de Deus, para que todos possam experimentá-la. Está em jogo a salvação da humanidade, a salvação de cada um de nós.

2 – Transmitir a fé

Aconselho-vos a guardar na memória os dons recebidos de Deus, para poder transmiti-los ao vosso redor. Aprendei a reler a vossa história pessoal, tomai consciência também do maravilhoso legado recebido das gerações que vos precederam: tantos cristãos nos transmitiram a fé com coragem, enfrentando obstáculos e incompreensões.

10-conselhos-do-Papa-emérito-Bento-XVI-aos-jovensFoto: fstop123 by Getty Images

3 – Amar

Queridos jovens, deixai-vos conduzir pela força do amor de Deus, deixai que este amor vença a tendência de fechar-se no próprio mundo, nos próprios problemas, nos próprios hábitos; tende a coragem de «sair» de vós mesmos para «ir» ao encontro dos outros e guiá-los ao encontro de Deus.

A todos abramos a porta do nosso coração; procuremos entrar em diálogo com simplicidade e respeito: este diálogo, se vivido com uma amizade verdadeira, dará seus frutos.

Queridos amigos, nunca esqueçais que o primeiro ato de amor que podeis fazer ao próximo é partilhar a fonte da nossa esperança: quem não dá Deus, dá muito pouco.

5- Seguir a Palavra de Deus

Queridos amigos, construí a vossa casa sobre a rocha, como o homem que «cavou muito profundamente». Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida.

6 – Tende fé

Não acrediteis em quantos vos dizem que não tendes necessidade dos outros para construir a vossa vida! Ao contrário, apoiai-vos na fé dos vossos familiares, na da Igreja, e agradecei ao Senhor por a ter recebido e feito vossa!

Leia mais:
.: Conquistar a liberdade interior
.: O que me faz sonhar e ser feliz?
.:  O segredo para a cura emocional
.: Como você lida com pensamentos negativos?

8 – Participem da Eucaristia

Fora de Cristo morto e ressuscitado não há salvação! Só Ele pode libertar o mundo do mal e fazer crescer o Reino de justiça, de paz e amor pelo qual todos aspiram.

Queridos jovens, aprendei a «ver», a «encontrar» Jesus na Eucaristia, onde está presente e próximo até se fazer alimento para o nosso caminho; no Sacramento da Penitência, no qual o Senhor manifesta a sua misericórdia ao oferecer-nos sempre o seu perdão.

9 – Servi Jesus também nos pobres

Reconhecei e servi Jesus também nos pobres, nos doentes, nos irmãos que estão em dificuldade e precisam de ajuda.

10 – Responder o chamado de Deus

Acolhei com gratidão este dom espiritual que recebestes das vossas famílias e comprometei-vos a responder com responsabilidade à chamada de Deus, tornando-vos adultos na fé.