Igreja Doméstica

O futuro da humanidade passa pela família

São João Paulo II afirmou que “o futuro da humanidade passa pela família” (FC 86). Por isso, a grande necessidade de assumirmos a vocação ao casamento como dom e compromisso. Partindo da minha experiência pessoal, vejo o quanto – nesses meus quase 30 anos de sacramento matrimonial – vivi a graça desse dom, sem até ter a plena consciência desse mistério.

Hoje, compreendo essa graça divina, porque o matrimônio cristão tem uma relação direta com a Aliança de Cristo. Nesse sentido, não é um ato de consentimento apenas entre dois, mas “triangular” (na expressão de Carlo Rocchetta): o esposo, Jesus Cristo e a esposa. Em todo esse tempo, o meu chamado ao casamento foi vivido numa entrega total da minha vida pela vida de meu esposo, Tião, e nossas filhas Thianna, Thuanne e Thaianna. Não tinha outro jeito a não ser, em Deus, desapegar-me de mim mesma numa entrega total para que a santidade, a paz e a harmonia na minha casa fossem evidentes.

O futuro da humanidade passa pela família

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

A família não está em extinção, mas ela é necessária à vida do ser humano, à sua existência e à própria vida da Igreja

Não é fácil, mas é preciso doação, e é nesta entrega recíproca que se forma “uma só carne”. Essa realidade precisa ser visível entre os casais: morrer para si mesmo, como fez Jesus Cristo, e assim construirmos famílias sólidas para termos, no futuro, uma sociedade segura. O matrimônio é o lugar seguro, adequado e desejado para os esposos contribuírem com o Criador, gerando seus filhos, que são o “dom por excelência” no seio da família.

Os filhos são a razão de ser do matrimônio. Devemos para isso ser colaboradores de Deus na educação de nossos filhos, gerando-os para o céu; quanto mais de Deus formos, mais teremos famílias ajustadas e assim uma sociedade sadia. Compreendo que a família não está em extinção, mas ela é necessária à vida do ser humano, à sua existência e à própria vida da Igreja.

Leia mais:
.:Oração das mães pelos filhos
.:Eduque seus filhos bem alicerçados em valores
.:Conselhos do Papa Francisco para a educação dos filhos
.:Como criar um bom diálogo com os filhos em cada fase da vida

Nesse sentido, a família é célula da comunidade cristã, ela é “igreja doméstica” que acolhe, vive, celebra e anuncia a Palavra de Deus, é santuário onde se edifica a santidade e a partir de onde ela e o mundo podem ser santificados (SD 214). Enquanto anunciadora da Palavra, a família é a primeira escola aonde são formados homens novos para um mundo novo, um mundo mais fraterno, justo e solidário.

Antonieta Sales – Missionária da Comunidade Canção Nova

banner_bíblia