Entenda

Como ajudar os filhos a deixarem os costumes ruins?

O jeito mais simples é trocar por bons hábitos. Seu filho tem o costume de mentir, ensine-o a falar a verdade. Dê exemplos do que a mentira pode causar na vida de uma pessoa; exemplos simples que eles entendam. Faça um trato: aconteça o que acontecer, hoje vamos treinar falar a verdade! Então, se a verdade trazida pelo seu filho for algo assustador, peça a Deus a graça de reagir com sabedoria, para que ele não tenha medo de lhe dizer a verdade uma próxima vez. Corrija, oriente, mas não o espante da sua confiança.

Se ele tem o hábito de não fazer o que lhe foi pedido, ensine-o a cumprir, a obedecer. Dê exemplo da vida dos santos. Vontade de não fazer e de não obedecer todos têm. Mostre para o seu filho que ele não é de um outro mundo por não ter vontade de fazer o que lhe foi pedido. Os santos também não tiveram vontade de fazer muitas coisas. O que eles fizeram foi lutar para vencer, por isso, chamamos os santos de heróis da fé.

“Sabia que você também pode ser um herói da fé, filho? Lute para obedecer mesmo quando não tiver vontade”.

Foto Ilustrativa: fizkes by GettyImages / cancaonova.com

Vícios por virtudes

Enfim, use a criatividade do Espírito para fazer este “jogo” de trocar os maus hábitos (que na verdade são vícios), pelos bons hábitos, que na verdade são Virtudes. Precisamos, nos tempos de hoje, desta sabedoria do Alto, da criatividade e inspiração do Espírito. Pais e mães hoje buscam muitas fórmulas para educar, mas a fórmula mais certeira é a fórmula do Espírito.

Leia mais:
.:Quanto tempo devo dedicar à minha família?
.:Como faço para transmitir a fé para meus filhos?
.:Pais e filhos: cultive os bons hábitos para o amadurecimento pessoal
.:Chegou a hora de abandonar aqueles maus hábitos

Seja, primeiro, o exemplo do seu filho

Então, comece a aplicar a inspiração que Deus te deu. Se possível, faça você também. Que o seu filho veja que você também está se esforçando para melhorar em algum ponto da sua vida; que você também está tentando vencer um mau hábito, pois, ao ver você nesta luta, ele também se anima a lutar e não se sente sozinho.

Ensine-o a rezar e a pedir ajuda a Deus. Ensine seu filho a contar com a Graça de Deus tão esquecida nos tempos de hoje. Isso pode dar a ele um respiro de esperança, pois, talvez, ele pense: “Nunca vou conseguir”, mas se ele souber deste segredo do Alto: Deus conta com nosso esforço e nos dá a Sua graça, isso fará toda a diferença.

Deus abençoe você!

Esta é uma luta de todos nós! Que o Senhor e a Virgem Maria nos ajude, Amém!