AMOR INCONDICIONAL

Você também pode experimentar a misericórdia de Deus

Estamos vivendo no tempo da misericórdia, no qual Deus se derrama inteiramente a nós. Quantos relatos já ouvimos da obra poderosa da Misericórdia que mudou a vida de tantos irmãos e irmãs radicalmente!

Com certeza, você é testemunha de que alguém foi tocado pela misericórdia de Deus e foi liberto por meio de uma confissão, por um abraço, um olhar carinhoso, pela atenção que alguém lhe deu, por uma boa acolhida na Igreja, uma simples oração. Essas são situações tão simples, que ficam até difíceis, racionalmente, de entender, e, às vezes, até nos perguntamos: “Como pode isso?”. Não é possível que seja tão fácil e simples assim! Muitas vezes, acabamos ridicularizando a experiência de amor profundo que as pessoas tenham vivido, porque esperamos algo mágico de Deus, uma teofania como no Monte Sinai.

Você-também-pode-experimentar-a-misericórdia-de-Deus

Foto Ilustrativa: Fadyukhin by GettyImages

Deixe-se ser alcançado pela misericórdia

O amor de Deus por nós é muito simples e, ao mesmo tempo, muito profundo; por tamanha profundidade, tem o poder de transformar vidas.

Fico a pensar na experiência daquela mulher apanhada em adultério pelos fariseus e levada até Jesus, para que Ele liberasse seu apedrejamento, pois assim regia a “lei”. Porém, nesse episódio o amor venceu a “lei”.

Um exemplo para nós

Uma grande surpresa adentrou o coração daquela pecadora: o olhar do Senhor para ela não se comparava ao olhar de nenhum outro homem que a olhou com desejo e interesse. Era um olhar que mexia com ela não de forma afetivo-sexual, mas um olhar que nem ela sabia que existia: Jesus olhou sua alma. Esse olhar, que preencheu todo o vazio, que trazia em seu peito e tinha tentado preenchê-lo na vida de prostituição e adultério, começou a devolver algo que a vida havia roubado dela: a dignidade humana. Aquele olhar superou toda a experiência de ser usada como um objeto pelos inúmeros homens com os quais, até aquele momento, ela havia se envolvido. Aquele olhar superou toda a solidão provocada pela rejeição das pessoas para com ela, pela vida que levava e por ser uma mulher da vida. O vazio do seu coração foi sendo preenchido por um amor tremendo, o qual ela nunca havia experimentado antes.

Olhe para o mestre

Depois de dizer aos fariseus que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra e todos terem saído de fininho, deixando os dois a sós, o Mestre levantou os olhos e perguntou para aquela mulher: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Jesus lhe disse: “Nem Eu te condeno. Vai e, de agora em diante, não voltes a pecar” (Jo 8,10s).

Todos podemos experimentar

O amor e a misericórdia do Senhor superaram todos os pecados que ela havia vivido, e essa mulher teve a maior experiência de amor da sua vida. Não foi uma experiência de amor carnal, mas sim com o amor de Deus, que se derrama todo em amor e misericórdia. Jesus sabia das fraquezas dessa mulher, mas sabia também que aquela experiência de amor e misericórdia levaria essa pecadora a viver o “PHN”, a lutar com todas as suas forças para não mais pecar, porque ela foi muito amada e, a partir daquele momento, sentia a necessidade de corresponder com aquele amor que a possuía. Com certeza, ela lutou até seu último suspiro para não mais pecar e corresponder àquele amor que a conquistou e devolveu-lhe a dignidade e a vida.

Busque sempre Deus

Essa deve ser a experiência que devemos buscar a cada dia: mergulharmos nesse profundo amor e nessa infinita misericórdia de Deus, que vence a lei, que vence o pecado e nos indica o caminho certo, elevando-nos à condição de cidadãos do Céu. Tome posse dessa realidade!

Leia mais:
.: Bookstage: Compêndio de Teologia Ascética e Mística
.: Na busca pela santidade o desafio é persistir
.: Rezemos juntos a novena ao Sagrado Coração de Jesus
.: Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo

Também viva o PHN

O Senhor tem esperado, há muito tempo, para lhe dizer que também não o condena. Faça a experiência da misericórdia pela confissão, Deus está esperando por você. Veja a mão de Deus na sua vida em todos os momentos, desde o nascer do sol até o término do dia. Ele o mantém e tem se derramado de amor por você, não tenha medo de Deus, Ele o ama e quer acolhê-lo de uma forma que nunca ninguém o acolheu.

A partir da experiência desse amor, você entenderá que, por Ele e por causa do Seu amor, você conseguirá dar um basta na vida de pecado e dizer “PHN”, pois ouvirá da boca d’Aquele que morreu por você na Cruz: “Nem Eu te condeno. Vai e, de agora em diante, não voltes a pecar”. Deus ama você com um amor eterno e tremendo! Não duvide, mergulhe no oceano do amor e da misericórdia do Senhor.

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova