renúncia

Renuncie a si mesmo e tome a sua Cruz

Para entendermos o significado fundamental da Cruz, temos de estar atentos ao que Jesus diz: ‘Renuncie a si mesmo e tome a sua Cruz ‘.

A Cruz significa, antes de tudo, a não ser mais nada para nós mesmos e ser tudo para os outros. De fato, Jesus, do alto da Cruz, já não tinha nada que fosse seu; Jesus se doou totalmente à humanidade, a não ser a sua própria vida (e até ela nos é dada), conforme Ele mesmo nos diz: ‘Ninguém tira a minha vida, e a dou livremente’.

Foto Ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Tome a sua Cruz

Esse fato é o coroamento de toda a vida de Jesus, que não se apegou ciosamente à sua condição divina, mas se fez homem, obediente até a morte, e morte de cruz, vivendo totalmente para servir ao seu Pai, irmãos e irmãs numa total doação. Abster-se de traçar detalhadamente o mapa do futuro, aceitar as próprias limitações, largar o que pensávamos possuir, e tudo isso de bom grado, esse é caminho teológico que fazemos durante a Quaresma, senão nossa Páscoa não tem sentido. Nós, cristãos, falamos com facilidade de abnegação, de negar-se a si mesmo, ‘morrer cada dia ‘ e nascer de novo; aquilo de que nos apossamos, nós o destruímos: o que largamos pode ser renovado. (….)

Leia mais:
.: O seguidor de Cristo e a cruz – Formação
.: A importância de entronizar a cruz de Cristo em sua casa
.: Aprendendo a ser missionário com Santa Terezinha
.: No alto da Cruz, Jesus nos mostra Maria como nossa Mãe

Para que isso aconteça é fundamental um aprofundamento da nossa entrega a Cristo, certos de que Deus ‘não deixa morrer de sede quem quer experimentar da água viva’ (Santa Teresa de Ávila), pois Ele é a ‘fonte que mana e corre, mesmo de noite’ (São João da Cruz) pelos caminhos da confiança e do abandono (Santa Teresa de Lisieux), assim estaremos ‘avançando para águas mais profundas’ da comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs, sendo testemunhas de uma realidade nova e ‘convocados para uma nova e santa esperança’.

Eduardo Rocha Quintella

banner_espiritualidade