Decida-se

Que este seja o ano em que você recomece na fé

Veja só que interessante esta afirmação do Catecismo da Igreja Católica: “Por sua Revelação, ‘o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela os receber’”(cf. CIC, nº 142), e a resposta adequada a esse convite é a fé.

Portanto, a fé é uma resposta. Uma resposta que damos a Deus, diante do seu amoroso convite para nos unirmos a Ele.

O cheiro do Bom Pastor

Gosto muito de uma pintura que retrata Jesus como o Bom Pastor. Nesse quadro, Jesus carrega uma ovelha em seus ombros. Aprendi que o pastor faz isso com a ovelha, para que ela se acostume ao cheiro do pastor e, assim, o reconheça “logo de cara” e não saia por aí encarando perigos desnecessários. O cheiro que o pastor exala traz à ovelha uma identificação com seu pastor, uma segurança vivendo no redil com as outras ovelhas (afinal, esse redil tem dono!) e a garantia de que, diante de qualquer ameaça à ovelha, o pastor estará de olho para proteger aquilo lhe pertence.

Bom, daí você pode imaginar aquela ovelhinha, depois de um certo tempo, saindo dos ombros do pastor impregnada daquele cheiro que agora ela reconhece muito bem. Ela sai para o redil docilmente, vai “viver sua vida” com as outras ovelhas, distancia-se fisicamente do pastor, mas, por causa daquele odor, onde a ovelha for ela vai perceber que o pastor está sempre por perto. O pastor da ovelha se faz presente mesmo que ela não o veja.

Crédito: Vitalii Petrushenko by GetyImages/cancaonova.com

Essa é uma simples analogia para compreendermos a fé, segundo o que nos ensina a Sagrada Escritura: “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem” (Hb 11,1).

Eu não vejo… Eu ainda espero… Mas tenho comigo esta certeza: o que não vejo hoje, eu verei realizar-se, o que ainda espero de bom, uma hora acontecerá. E essa certeza chama-se fé!

Quem vive com fé vive trazendo consigo esse bom odor de Cristo, aquele que é o nosso Bom Pastor.

Grude em Jesus

Neste ano que está apenas começando, recomendo a você que jamais abra mão da sua comunhão com Deus. Custe o que custar! E essa comunhão se dá por diversos meios que a Igreja nos oferece: a Eucaristia comungada e adorada, a leitura da Palavra de Deus, a oração do Santo Rosário, a vivência dos sacramentos, o jejum… Enfim, há uma riqueza espiritual na nossa Igreja que é única, e que nos proporciona a crescer como cristãos orantes para nos tornarmos cristãos santos, pois é certo que sem vida de oração ninguém chega à santidade!

Leia mais:
.:Como alimento a minha fé?
.:O que é a fé?
.:Saiba como surgiu a oração do credo e porque é o resumo da fé cristã
.:O que é a fé? O que significa crer nos dias de hoje?

“De fato, nós somos o bom odor de Cristo para Deus, entre os que são salvos e entre os que perecem” (2 Cor 2,15).

“Grudado” em Jesus por uma vida de oração e de caridade, adquirindo a cada dia o seu santo perfume, você crescerá na fé. Pode acreditar nisso!

Recomeçar na fé

Corremos o risco de achar que uma pessoa “grande na fé” é somente aquela que Deus usa para curar, libertar, pregar às multidões para que se convertam etc. Mas cresce e torna-se também grande na fé quem, a cada dia, dá a sua resposta fiel a Cristo, uma resposta de amizade, pois o homem de fé é amigo de Deus, mesmo em meio a toda e qualquer adversidade.

Meu desejo é que você cresça nesta relação de amizade com Jesus. Ele está convidando você a estar perto d’Ele. Portanto, grude no Filho de Deus! Fique bem pertinho d’Ele! Busque-o com empenho, pois Ele se deixa encontrar por quem O procura.

E acredite: quando você tomar a feliz decisão de recomeçar na fé e dar passos concretos para “grudar” em Cristo, você fará uma linda e incrível descoberta: a de que Jesus já estava há muito tempo “grudado” em você, o convidando e esperando, e, agora, sorrindo de alegria, pois, finalmente, você resolveu adquirir — por meio de uma resposta chamada fé —, o seu santo perfume.

Um forte abraço!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.