entenda

Aprenda com Santa Faustina a arte da paciência

“Está aqui conosco uma pessoa que outrora foi nossa educanda. É óbvio que põe à prova a minha paciência, vindo visitar-me várias vezes ao dia. Depois de cada visita fico cansada, mas reconheço que Nosso Senhor me enviou essa alma. Que em tudo sejais louvado, ó Senhor. A paciência dá glória a Deus. Oh! Como são pobres as almas!” (D. 920).

Santa Faustina está contando uma experiência vivida por ela quando estava doente: uma pessoa a visitava frequentemente, várias vezes ao dia para testar-lhe a paciência. Santa Faustina tentava se dominar ao máximo e não perder em momento alguma paciência com aquela pessoa. Por causa de ter que se controlar continuamente, acabava por ficar muito cansada. No meio da conversa, pôde perceber que era Jesus quem lhe enviara aquela alma, para que, dessa forma, ela pudesse ser resgatada experimentando por meio de Santa Faustina a paciência e a Misericórdia de Deus.

Foto Ilustrativa: Arquivo CN/cancaonova.com

Assim como Santa Faustina, dê glória a Deus

Santa Faustina então conclui: a paciência dá glória a Deus. É isso que Jesus quer dizer hoje a você, que está sempre irritado, que perde o controle do seu temperamento, que está sempre reclamando, que não se dá ao trabalho de lutar pelo controle do próprio temperamento, mas que dá livre vasão ao seu jeito de ser, pensando que as pessoas precisam te aceitar como você é e que você não precisa fazer nenhum esforço para mudar: “Eu sou assim, quem quiser gostar de mim, precisa aceitar-me do jeito que eu sou”.

Você não pode ser assim! Santa Faustina também tinha um temperamento forte e, muitas vezes, se deixasse levar-se pelo seu temperamento natural, acabaria falando e tratando as pessoas de forma muito rude. Ela procurava dominar-se, procurava ter o controle do próprio temperamento, ao ponto de ficar cansada de tanto procurar controlar o seu temperamento, a sua irritação. Graças a Deus, ela sempre venceu.

Leia mais:
.: Como podemos ter o temperamento controlado pelo Espírito Santo?
.: Virtude: o que é e como conquistá-la?
.: A Misericórdia Divina está sempre ao nosso alcance
.: Como ser tocado pela Divina Misericórdia?

 E, dessa forma, ela deu muito glória a Deus, pois a paciência, a pessoa paciente consegue glorificar a Deus continuamente, já que não faz o que quer, mas procurava dominar-se para viver o que Jesus pediu no Evangelho: “Amai-vos como eu vos amei”.

Faça um esforço

Procure em casa, na convivência com as pessoas da sua família, no ambiente em que você trabalha, no trânsito em que você dirige, com as pessoas com as quais você fala, procure ter o controle da sua paciência. Tente. Se você nunca tentou, você não pode dizer: “Eu não consigo”.

Tente! Faça um esforço. Procure perceber quais são as coisas, as pessoas, as situações que mais te tiram do sério. E, depois, procure em cada uma delas, em cada momento manter a sua paciência sob controle. Comigo, graças a Deus, tem dado certo. Muitas vezes, confesso, preciso passar um bom tempo diante do Santíssimo Sacramento, em adoração, para não estourar com aquela pessoa e não querer resolver a situação do meu jeito. O certo é que eu jamais desistirei, pois adquirir paciência e viver constantemente em espírito de paciência é uma luta que vai durar a vida inteira.

Padre Antônio de Aguiar Pereira – SAC

banner_espiritualidade