Valorizar

Aprenda a reconhecer os pequenos milagres

Esses dias, deparei-me com a passagem do Evangelho de João, capítulo 11, que narra a Ressurreição de Lázaro, e fiquei encantada com o que ela despertou em mim. Diz a Palavra que Jesus era amigo de Lázaro e de suas irmãs Marta e Maria, mas, ao ser avisado da doença do amigo, demorou-se ainda dois dias no mesmo lugar em vez de ir socorrê-lo. Compreendi, nesse fato, que Jesus não se deixava levar pelos sentimentos, mas tinha como meta fazer a vontade do Pai, a qual, pelo visto, naquele momento, era que Ele continuasse pregando o Evangelho em Jerusalém por mais dois dias. Como a viagem até Betânia era longa, chegou à casa do amigo quatro dias depois de seu sepultamento. Aos olhos humanos, um quadro angustiante, não acha? Marta chorando de um lado, Maria do outro, e a casa cheia de judeus que tinham vindo apresentar condolências à família. Era uma situação tão crítica, que diz a Palavra: “Jesus pôs-se a chorar”. Diga-se de passagem, é a única vez que a Bíblia narra o choro de Jesus.

Bom, mas aí vem o mais importante, como o próprio Jesus declarou: “… esta enfermidade tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o filho de Deus” (Jo 11,4).

Aprenda a reconhecer os pequenos milagres

Foto Ilustrativa: by Getty Images /zeynep boğoçlu

Realmente foi o que aconteceu: a morte e a ressurreição de Lázaro glorificou tanto a Deus, que despertou ainda mais a ira dos fariseus, que procuraram, a partir disso, matar não somente Jesus, mas também Lázaro, por causa do número de pessoas que, atraídos por sua vida nova, vinham ao seu encontro e acabavam seguindo seu Mestre e amigo. Imagina o quanto a amizade entre Jesus, Lázaro, Marta e Maria deve ter crescido depois desse fato! Foi, sem dúvida, um dos maiores milagres narrados na Bíblia.

Valorize os pequenos milagres da sua vida

Agora, uno minha reflexão à do padre Léo, quando ele nos chama a atenção, em seu livro ‘Experienciai Milagres’, para percebermos e valorizarmos os milagres que acontecem todos os dias, mas não os valorizamos; às vezes, nem os percebemos. É, realmente, oportuno nos perguntarmos: “Será que alguma coisa só é milagre quando vem precedida de uma desgraça? Será que só valorizamos a saúde depois que aparece a doença? Se andar depois de se ter ficado paralítico é um milagre, por que não consideramos um milagre o fato de podermos andar, pular e correr todos os dias?”.

Parece que é até natural ao homem valorizar mais as coisas e as pessoas depois que as perde. Geralmente, os momentos de maior elogios e boa fama são concedidos às pessoas depois de sua morte. Isso não faz sentido. Uma simples flor dada com carinho em vida vale mais que grandes coroas de flores enviadas durante o velório.

Leia mais:
.: Aprenda a valorizar o seu tempo verdadeiramente com boas atitudes
.: Valorizar os momentos de convivência familiar
.: Não se esqueça de viver
.: Jesus Cristo soube amar e ser amado por Seus amigos 

Deus está presente

Com isso tudo, Deus me chama a atenção para eu valorizar, hoje, a vida que tenho, a saúde, o trabalho, as pessoas que, de uma forma ou outra, são parte de minha história. Costumo sempre dizer para as pessoas o que elas representam para mim, mas pretendo investir mais nisso!

Se você quiser, faça o mesmo. Não espere acontecer uma tragédia para perceber o milagre que está ao seu lado. Valorize cada ação, cada fato, cada pessoa. Valorize sua vida, pois ela é o maior milagre de Deus. E como Jesus disse a Lázaro, ouso dizer-lhe, hoje, em nome de Jesus: “Vem para fora!”. Feliz vida nova!

banner_espiritualidade