ENTENDA

Significado da expressão "meu Senhor e meu Deus"

Meu Senhor! Quando pensamos nessa exclamação, podemos nos lembrar da experiência dos antigos senhores e seus escravos. O escravo não tinha liberdade, não tinha vontade própria, não podia ir ou voltar livremente. Em tudo dependia do seu senhor. Ele não podia ser ele mesmo, precisava ser e fazer a vontade do seu senhor. Não era uma pessoa livre. O escravo só fazia o que o seu senhor mandava. Afirmar que Jesus é o Senhor da nossa vida pode gerar alguns questionamentos: ele quer que eu obedeça somente a Ele? Isso quer dizer que eu não posso ser livre? Não ter mais vontade?

A experiência é totalmente contrária. Estabelecer Jesus como Senhor da nossa vida, da nossa história, do nosso passado, presente e futuro, faz de nós pessoas livres, porque o projeto de Deus sobre nós é de felicidade. O Senhor não quer nos oprimir, ao contrário, ele quer que sejamos tudo aquilo que o Pai pensou de nós. Ser o que o Pai nos fez nos realiza como pessoa. Portanto, estabelecer Jesus como Senhor significa: ser mais pessoa, mais gente, mais humano.

-Significado-da-expressão-meu-Senhor-e-meu-Deus

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A expressão “meu Senhor e meu Deus” não torna o homem escravo de Jesus

Jesus, o Senhor, nos encaminha para esse processo de cura e crescimento em vista da missão que Deus nos deu. Assumi-Lo como Senhor da nossa vida é adorá-Lo. Nessa atitude de adorar o Senhor, reconhecemos interiormente o lugar exclusivo que Lhe pertence em nosso coração. Dirigimo-nos a Deus e reconhecemos, como criaturas, Sua majestade e grandeza, e a nossa total dependência d’Ele. Essa é a atitude fundamental de cada cristão consciente do mistério que o envolve e circunda. Prostramo-nos diante de Deus, porque Ele é Deus. Não temos a intenção de Lhe pedir nada, queremos estar com Ele, estar na Sua presença, unidos ao Seu coração. Unamo-nos a Ele para agradá-Lo e fazê-Lo feliz. Simplesmente, prostremo-nos diante de Deus, porque Ele é nosso Senhor e Criador, é o Deus da nossa vida!

Leia mais:
::Afinal, o que é a oração?
:: Jesus Cristo soube amar e ser amado por Seus amigos
:: Existe uma previsão de quando exatamente Jesus voltará?
:: Reze e peça proteção a Jesus para a sua vida

A dependência de Jesus torna o homem livre

O peixe vive na água; fora dela, começa a agonizar, porque foi criado para viver na água. Nosso lugar é com Deus! Vivemos uma vida infeliz, porque vivemos fora do nosso lugar, do nosso habitat que é Deus. Reconhecê-Lo como Senhor é reconhecer que Ele é nosso único amor, nossa única riqueza e único querer. Vivemos n’Ele e para Ele, portanto, livres e libertos. Ele é um Senhor que não nos oprime nem escraviza, mas nos ensina a sermos pessoas, homens e mulheres novos.

Jesus, meu Senhor e meu Deus!

Vera Lúcia Reis (Verinha)
Missionária da Comunidade Canção Nova