Ele é o Paráclito

A amizade que não nos decepciona

Bendito seja Deus por Sua amizade com o Espírito Santo, que se compromete conosco e nos consola

Quando estamos cheios do Espírito Santo, na realidade, estamos recebendo o abraço de Deus. Quando temos uma experiência com este Senhor, tudo em nossa vida muda. É impossível receber o Espírito do Senhor sem que aconteça uma mudança radical dentro de nós.

Muitas vezes, a nossa própria consciência nos tortura por causa de nossos erros. Ter consciência deles, por vezes, chega a nos travar, mas com relação a essa situação, a Palavra de Deus nos ensina que contra toda acusação o Senhor está conosco.

1600x1200_A amizade que não nos decepciona

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

O Senhor vem em auxílio

A primeira libertação que recebi de Deus foi de meus medos. Percebi que eu tinha medo de quem eu não deveria ter: do Senhor. Ele sempre me amou, e não era Deus que eu precisava temer.

Deus tomou posse de meu coração, foi capaz de me defender até de mim mesmo. Quando reconhecemos nossas fraquezas, o Senhor vem nos defender. Não tenhamos medo! O que você fez de errado importa? Sim, importa; mas não é o suficiente para o afastar do Senhor. Quando Davi compôs o Salmo 31, que é uma oração belíssima, ele tinha experimentado isso, pois esse Salmo nasceu de uma vivência de Davi. Veja bem: Deus não só perdoou o pecado como também a pena desse pecado. Pena é a consequência, fruto do mal que fizemos e que se levanta contra nós. Mas o Senhor nos tirou até mesmo essa pena, essa consequência.

O Todo-poderoso atende e acolhe os necessitados. Ele está nos envolvendo na alegria de Sua salvação. Ponha para fora de sua vida toda tristeza, coloque-a aos pés da cruz, pois o Deus que o ama também o chama a se envolver na alegria de Sua salvação.

Devemos invocar o Espírito Santo até que Ele venha, e quando Ele vier, precisamos parar de invocá-Lo. Quando O acolhemos, começamos a nos entusiasmar e a contemplar Sua presença junto de nós. Quando falamos de contemplar, falamos de ser como uma criança que para, olha e observa, por isso consegue ver as maravilhas que deixamos passar despercebidas em nossa vida.

Precisamos nos admirar da presença do Senhor, que está no meio de nós e dizer: “Nós Te admiramos, Senhor, pois Tu és o nosso Amigo!”.

Bendito seja Deus por sua amizade com o Espírito Santo! Ele é o Paráclito, palavra grega que, para ser entendida em nosso idioma, o português, é preciso que seja traduzida em três palavras: Intercessor, Defensor e Consolador.

O Espírito Santo se compromete conosco e nos consola. Ele é muito mais que um Advogado, é um grande Amigo, que sempre nos acompanha.

Qualquer amigo que você encontra, neste mundo, um dia o decepcionará. Talvez seu amigo o engane, traia-o, negue socorro, mas o Espírito Santo nunca vai decepcioná-lo!

Artigo produzido a partir da pregação do autor em Jul/2006

Leia mais:
.: É preciso estar aberto para reatar amizades
.: A amizade é um dom sagrado que vem de Deus
.: O Espírito Santo é Paráclito, sobretudo amigo íntimo